Família do professor Navas visita estufa que leva o nome dele no Ceca

Fundador do curso do Pronera faleceu há quase um ano
Por Ascom Ufal
13/10/2021 13h03 - Atualizado em 13/10/2021 às 13h03

No último dia 30 de setembro, os familiares do professor Rafael Navas, falecido em 13 de dezembro de 2020, visitaram a estufa Agroecológica do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca). Em homenagem ao professor, o laboratório é chamado Estufa Agroecológica de Alagoas: Rafael Navas e foi inaugurada em agosto passado.

A instalação é uma unidade de pesquisas da Startup Bioinsugran Pesquisa Agrícola Ltda. da qual o professor Navas era sócio, e membro da equipe fundadora, e é também fruto do Programa Centelha-AL, financiado pela Fapeal e entidades parceiras.

Na visita, a professora Regla Massahud, coordenadora do projeto que atende a sede experimental da Startup, e estudantes da pesquisa apresentaram o espaço à senhora Vera Lúcia Navas da Silva e ao senhor Grimaldo Nascimento da Silva, pais do professor Navas. Ambos mostraram profundo agradecimento à equipe pela homenagem ao filho.

Outros familiares presentes foram os irmãos do Navas, Fernando e Juliana Navas da Silva, e a sobrinha. “Estou feliz em saber que vocês deram continuidade ao legado do meu tio. Parabéns!!”, disse a sobrinha Isadora Swartz, emocionada.

A professora Regla, por sua vez, afirmou que é esse legado e a luz do grande professor Navas que iluminam a equipe da Bioinsugran Ltda. na sua caminhada agroecológica.

O professor Navas era docente do curso de Agroecologia do Ceca e fundador do Curso do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Ele atuava na temática socioambiental, com ênfase em agroecologia, políticas públicas e território, desenvolvendo projetos com agricultores familiares e povos tradicionais.

Confira entrevista do professor Navas ao Ufal em Sociedade em 2019:

Ufal e Sociedade entrevista Rafael Navas sobre agroecologia