Núcleo de Acessibilidade promove curso para pessoas com cegueira e baixa visão

Letramento acadêmico e produção de artigo científico terá inscrições abertas de 7 a 14 de setembro
Por Blenda Machado - estagiária de Jornalismo
14/08/2020 15h31 - Atualizado em 14/08/2020 às 17h33

O Núcleo de Acessibilidade (NAC) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em parceria com o Programa de Extensão Universitária (Proext), promove o curso: Letramento acadêmico e produção de artigo científico para pessoas com cegueira e baixa visão. As inscrições vão de 7 a 14 de setembro. As vagas são limitadas. Para se inscrever acesse o link.

De acordo com a organização, o curso tem por propósito desenvolver e aprimorar habilidades para a construção de um artigo científico. Ministrado por Arthur Manuel Pimentel Lessa, graduando em Letras e bolsista do Núcleo de Acessibilidade da Ufal, o curso deve abrir portas para os participantes, "O curso irá abrir espaço para que deficientes visuais construam suas próprias produções e ganhem voz no meio acadêmico", explica.

O curso acontece entre os dias 15 de setembro a 15 de dezembro, as aulas serão ministradas às terças-feiras de 15h às 16h30, através da plataforma Google.meet. Com recurso de áudio e envio de textos via e-mail. "As aulas vão focar nas dificuldades que um deficiente visual tem ao tentar construir um texto acadêmico, visto que para quem enxerga é comum recorrer ao visual para organizar estrutura, enquanto para este público isso se dá apenas através da sua memória’’, completa o professor.

A programação é direcionada para pessoas cegas e baixa visão e se baseia em estudar a construção de paralelismo entre parágrafos e tópicos do texto; compreender como se dá a estruturação básica de um artigo científico; e esquematizar os processos de aquisição de letramento acadêmico através do método de escrita processual.