Confirmação de matrícula para o 1º Semestre 2020.1 será totalmente online

Começa nesta quinta (6) e é obrigatória para todos os alunos, mesmo para os que assinaram a Ata de Confirmação de Matrículas em março
Por Ascom Ufal
05/08/2020 21h42 - Atualizado em 05/08/2020 às 22h09

Em nota técnica, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) e o Núcleo Executivo de Processos Seletivos (Neps) da Universidade Federal de Alagoas informam a retificação do Edital nº 17/Prograd/Ufal, de 15 de março de 2020, que dispõe sobre a primeira convocação para confirmação de matrícula dos alunos do 1º Semestre de 2020. Está sendo feito um novo chamamento de todos os estudantes que estão listados no Anexo I do Edital. Desta vez para realizar a confirmação de matrícula totalmente on-line. Começa nesta quinta (6) e vai até 12 de agosto, às 13h59.

A migração da forma presencial para a on-line atende as necessidades de adequação do procedimento de confirmação de matrícula devido às restrições impostas pela pandemia da covid-19, bem como o disposto na portaria nº 544, de 16 de junho de 2020, do Ministério da Educação (MEC), que trata da substituição de atividades acadêmicas presenciais por atividades utilizando meios digitais nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), da Portaria nº 392, de 17 de março de 2020 do GR/Ufal, que regulamenta o Estado de Emergência no âmbito da Universidade Federal de Alagoas, e Instrução Normativa nº 21, de 16 de março de 2020, do Ministério da Economia, que, em seu artigo 5º, determina a suspensão de atividades que possam gerar aglomeração e possibilita sua realização por meio eletrônico.

A Confirmação de Matrícula on-line passa a ser obrigatória a todos os alunos, mesmo para os que assinaram a Ata de Confirmação de Matrículas nos dias 16 ou 17 de março de 2020. Portanto, é indispensável que todos os alunos convocados efetuem a confirmação on-line para garantir o direito à vaga.

A Copeve esclarece que o procedimento para confirmação é simples e rápido, bastando seguir os passos: 1) Acessar o endereço eletrônico no período das 14h da quinta-feira, 6 de agosto, às 13h59 do dia 12, próxima quarta; 2) Clicar no link disponível para confirmação de matrícula on-line; 3) Validar os dados e concordar com as informações contidas no Termo de Confirmação de Matrícula on-line; e, 4) Concluído o procedimento para a efetivação da sua matrícula, o aluno poderá imprimir e/ou salvar o Comprovante de Confirmação de Matrícula. Esse comprovante servirá de garantia para o aluno que realizar esse procedimento.

Após o período da primeira confirmação de matrícula, a Copeve efetuará o processamento das confirmações e identificadas vagas ociosas. Com  isso, uma nova chamada para confirmação de matrícula será publicada em 19 de agosto de 2020.

A Copeve informa que estará atendendo os alunos para esclarecer dúvidas exclusivamente nos telefones 82-3214-1692 e 82-3214-1694 durante o período de confirmação de matrículas on-line das 8h às 17h, exceto sábado e domingo, além do e-mail copeve.candidato@gmail.com. Portando, não haverá atendimento presencial.