Reitor Josealdo Tonholo empossa pró-reitores  no Conselho Universitário

Também foram empossados Arnaldo Tenório, como diretor do Campus Arapiraca, e  Jailton Lira, reeleito para presidente da Adufal
Por Diana Monteiro - jornalista
04/02/2020 15h30 - Atualizado em 05/02/2020 às 15h51
Posse dos novos pró-reitores nesta terça (5)

A posse dos pró-reitores que compõem a atual gestão da Universidade Federal de Alagoas marcou, na manhã desta terça-feira (4), a primeira sessão ordinária do Conselho Universitário (Consuni) presidida pelo reitor Josealdo Tonholo, onde também foi apreciada  uma variada pauta para o encaminhamento de diversas ações na instituição. Na mesma sessão, que transcorreu por mais de cinco horas,  foram aprovados os representantes para as Câmaras Administrativa e Acadêmica, assim como para o Conselho Deliberativo da Fundepes.

O reitor Josealdo Tonholo abriu a sessão dando às boas-vindas aos presentes e presidiu a posse dos novos componentes do Consuni: Renato Luís Pinto de Miranda (Proginst), Amauri da Silva Barros (Prograd), Alexandre Lima Marques da Silva (Proest), Iraildes Pereira Assunção (Propep), Clayton Santos da Silva (Proex) e Wellington Pereira ( Progep).

A reunião também contemplou a posse do presidente da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), Jailton Lira, e do professor Arnaldo Tenório, que a passa a ser diretor geral do Campus Arapiraca, em substituição à Eliane Cavalcanti, atual vice-reitora. Ela enalteceu a dedicação, experiência e a competência de seu sucessor para gerir o primeiro campus da interiorização e suas respectivas Unidades Educacionais (Palmeira dos Índios, Penedo e Viçosa).

A retomada das ações pelo Grupo de Trabalho do Estatuto da Ufal, recomposto a partir de 2016,  foi um ponto específico da reunião do Consuni pela necessidade urgente de encaminhamento para finalização do citado documento. Com nova composição, o GT tem um prazo de 90 dias para apresentar proposta de nova Estatuinte da Universidade Federal de Alagoas.

Passam a compor o GT do Estatuto os seguintes conselheiros: Elton Santos, Cristina Trezza, Arnaldo Tenório, Rita Souto Maior, Agnaldo Santos, Jarman Aderico, Lígia Ferreira, Iracilda Moura e representantes da Adufal, Sintufal e DCE, a serem indicados pelas respectivas entidades dos três segmentos universitários.

Câmaras e Fundepes

Os novos representantes das Câmaras Acadêmica e Administrativa também foram indicados e aprovados na primeira reunião presidida pelo reitor Josealdo Tonholo.  A Câmara Administrativa passa a ser presidida pelo pró-reitor Renato Miranda, tendo como vice-presidente, o pró-reitor Wellington Pereira. O pró-reitor Amauri Barros passa a presidir a Câmara Acadêmica, tendo como  vice-presidente, o diretor do Centro de Educação (Cedu)  Jorge Eduardo de Oliveira.

A Universidade Federal de Alagoas, por meio do Conselho Universitário, também conta com representantes no Conselho Deliberativo da Fundepes. Passam a representar a instituição os seguintes conselheiros: como titulares os pró-reitores Clayton Santos e Iraildes Assunção, com os respectivos suplentes,  Leandro Gonçalves e Adriana Guimarães.

Os conselheiros decidiram por unanimidade que a Fundepes será o órgão responsável pelo projeto Fábrica Coletiva de Talentos: Futebol Feminino, uma ação de extensão do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefe), destinado a 300 estudantes oriundas das escolas públicas da capital.  Conforme calendário aprovado, a próxima reunião do Consuni será no dia 3 de março.