Ufal e Sociedade entrevista a reitora Valéria Correia

Por Manoel Oliveira Jr - estagiário de Relações Públicas
20/01/2020 09h38 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Valéria Correia em entrevista ao programa Ufal e Sociedade

Na edição desta segunda-feira (20), o programa Ufal e Sociedade, da Rádio Ufal, traz uma entrevista com a reitora Valéria Correia, que está se despedindo do cargo e fez um balanço dos seus quatro anos de gestão.

A reitora falou sobre os dados positivos da Ufal durante a gestão, entre eles os rankings internacionais nos quais a Ufal foi citada pela primeira vez, além da nota 4 (numa escala de 0 a 5) conquistada pela Universidade no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação. A Universidade também foi a que mais reduziu a evasão estudantil entre todas as universidades públicas do Brasil.

Valéria ainda destacou as inúmeras obras inauguradas e iniciadas durante a gestão, além da expansão da interiorização da Universidade, que dobrou de tamanho em área construída. Os grandes eventos acadêmicos realizados pela Ufal, como a 70ª Reunião Anual da SBPC, as edições de 2017 e 2019 da Bienal Internacional do Livro de Alagoas e o Fórum Popular Universitário, foram mencionados com entusiasmo pela reitora.

Ao final da entrevista, Valéria Correia comentou a nomeação do professor Josealdo Tonholo como futuro reitor da Ufal, e comemorou o fato da autonomia universitária ter sido respeitada. Ela contou que já se reuniu com a equipe se transição e desejou sucesso à nova gestão.

O programa Ufal e Sociedade vai ao ar todas as segundas-feiras, às 11h, na Rádio Ufal, com reprise às 17h. E também pode ser acompanhado no podcast da Rádio Ufal na plataforma Spotify e pelo site radio.ufal.br.