Gestores se reúnem para aposição de foto da reitora na galeria de honra

Momento foi marcado pela reflexão sobre os avanços e desafios do ciclo que se encerra
Por Lenilda Luna - jornalista
14/01/2020 14h26
Gestores, diretores, docentes, estudantes, amigos e apoiadores da reitora Valéria Correia durante solenidade. Fotos: Renner Boldrino/Ascom Ufal.

No início da semana, segunda-feira (13), gestores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), diretores de Unidades Acadêmicas, docentes, estudantes, amigos e apoiadores da reitora Valéria Correia reuniram-se para a tradicional solenidade de aposição da foto da gestora na galeria de honra de reitoras e reitores honorários da Universidade.

O momento foi marcado por muita emoção, mas sobretudo pela comemoração dos avanços conquistados pela Universidade nos últimos quatro anos, com ampliação dos espaços de participação da comunidade universitária e da sociedade, além de melhoria geral dos índices dos cursos da Universidade nas avaliações do Ministério da Educação e em rankings internacionais.

Coube a professora Lenira Almeida falar em nome de todo o grupo, em homenagem à reitora. “É uma grande responsabilidade falar por todos e todas, mas é com muito emoção que me dirijo não só para a gestora da Universidade, mas sobretudo a essa mulher corajosa e comprometida com as lutas populares desde os tempos de estudante, quando fundou a Pastoral Universitária. De lá para cá, é uma trajetória marcante, que passa pela militância em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e pelo controle social das políticas públicas. Temos muito orgulho de caminhar ao seu lado, Valéria Correia”, declarou a professora.

Após o descerramento da foto, sob aplausos dos presentes, a reitora Valéria Correia agradeceu às pessoas que compuseram a gestão e aos demais colaboradores. “Assumimos a gestão em tempos turbulentos, justamente quando um golpe parlamentar destituiu uma presidenta legitimamente eleita. De lá para cá, vivemos momentos de muita instabilidade política e econômica. Nesse contexto, enfrentamos o desafio de gerir os rumos da Universidade com muita competência e compromisso social de toda a equipe. Agradeço e vamos em frente, como integrantes da comunidade universitária”, finalizou a reitora.