Rádio Ufal disponibiliza conteúdo em podcasts

Áudios podem ser acessados na radioweb ou pelo Spotify
Por Thâmara Gonzaga – jornalista
30/09/2019 09h11

Conteúdo com informação relevante, com a possibilidade de ouvir no momento que quiser. Os podcasts da Rádio Ufal são o novo produto da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Universidade e podem ser acessados clicando aqui ou pelo Spotify. 

“A Ufal produz muita informação na área de pesquisa, ensino e extensão. Caso alguém queira depois recuperar um desses conteúdos, pois não está ouvindo a rádio no momento, é só ir na página, que agora estará disponível no podcast”, destaca Lenilda Luna, coordenadora da Ascom. “Cobertura de eventos, entrevistas com servidores e estudantes também serão divulgadas da forma mais imediata possível”, acrescenta. 

Inicialmente, informa a coordenadora, “estamos disponibilizando o Ufal e Sociedade, programa semanal de meia hora e com transcrição no site. Todas as gravações desse programa ficarão disponíveis. Vamos também começar a fazer o Ufal Entrevista, porque a rádio tem várias inserções de flashes. Colocaremos a maior parte, de maior relevância, para que as pessoas tenham acesso às informações”. 

Outra vantagem do podcast, ressalta Luna, é a possibilidade da imprensa reproduzir o material de áudio produzido pela Ufal. “O conteúdo pode ser baixado e os profissionais podem ficar à vontade para transcrever ou usar trechos em outras rádios, desde que seja citada a fonte”, afirma. 

Sobre a importância de mais uma plataforma de divulgação da Ascom, a jornalista argumenta que “hoje, por termos uma comunicação muito imediata, várias coisas que acontecem na Ufal a imprensa não consegue cobrir”. Ainda de acordo com a coordenadora, “a Universidade já tem um serviço bastante eficiente para quem é de impresso ou de site por meio da página na internet. Faltava disponibilizar para rádio a possibilidade de usarem nossos áudios e reproduzirem em suas programações”. Além disso, acrescenta, “a pessoa entrevistada ou alguém que está pesquisando o tema e não ouviu a entrevista tem a possibilidade de reportar esse conteúdo disponível”.

Lenilda Luna destacou, ainda, a importante contribuição do professor de radiojornalismo, Júlio Arantes, que sempre apoiou a iniciativa, além do operador de áudio Edilberto Sandes (Brother) e de Alexandre Marinho, do Núcleo de Tecnologia da Informação, que colaboraram para que o projeto fosse concretizado,