Alunos do Paespe visitam o laboratório de anatomia do ICBS

Inscrições para participar do Programa continuam abertas
Por Ascom Ufal
30/07/2019 08h40 - Atualizado em 29/07/2019 às 09h54
Visita dos alunos do Paespe ao laboratório

Os alunos do Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe) visitaram o laboratório de anatomia do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS).

A visita técnica, no último sábado (28) e a aula sobre a anatomia do corpo humano foram conduzidas pelos docentes Francisco Carlos Pereira e Olagide Wagner de Castro, além de voluntários do Programa, os estudantes do curso de Biologia, Lilian Rebeca de Barros Silva (ex-aluna do Paespe) e Felipe Rodrigues de Andrade.

De acordo com a coordenação, as aulas dinâmicas são o atrativo do Paespe, que busca motivar os estudantes para o ingresso nas Instituições de Ensino Superior (IES).

Inscrições abertas

As inscrições para participar do Paespe 2019-2020 estarão disponíveis até às 23h59min do dia 18 de agosto, no site da Copeve.

Entre os requisitos, é preciso estar regulamente matriculado na rede pública de ensino estadual; ter entre 15 e 20 anos de idade (completos); disponibilidade para participar das atividades aos sábados, das 8h às 12h, e das complementares que ocorrem durante a semana, no horário oposto ao da escola (manhã ou tarde).

Caso algum estudante tenha dificuldade em realizar a inscrição, pode comparecer à coordenação do Programa, localizada no Centro de Tecnologia da Ufal (Ctec), levando RG e CPF, ou entrar em contato pelo telefone 3214-1866.

Os alunos que ainda não possuem o cadastro no site da Copeve devem ficar atentos, porque são etapas distintas. No portal do Programa há um passo a passo sobre as inscrições.

Sobre o Programa

As atividades realizadas buscam aproximar os alunos à realidade da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), motivando para o ingresso no ensino superior. O Programa é composto pelos projetos Paespe, Paespe Júnior e o Curso de Informática para Jovens e Adultos.

O Paespe oferece conteúdos de todas as disciplinas avaliadas pelo Enem. Já o Paespe Júnior tem as disciplinas básicas de Português e Matemática. Além das aulas, os alunos participam de atividades multidisciplinares, como palestras, oficinas, tutorias e visitas técnicas.

O Curso de Informática Básica é ofertado para todos os alunos e à comunidade externa, priorizando os pais ou responsáveis dos alunos dos projetos, e o principal objetivo é a inclusão digital.

As aulas acontecem no Ctec, ministradas por docentes da Universidade das diversas áreas de conhecimento, e pelos discentes dos Programas de Educação Tutorial (PET) Arquitetura, Ciência e Tecnologia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Letras e Psicologia, além de alunos do Programa de Iniciação à Docência (Pibid) do Instituto de Ciências Biológicas.