Revistas da Ufal recebem destaque para divulgação científica

Iniciativa se baseia em projeto apoiado pela Fapeal
Por Pedro Ivon – estagiário de Jornalismo
03/06/2019 08h35 - Atualizado em 31/05/2019 às 12h36

Uma frente de pesquisa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está realizando, sob a coordenação do professor Ronaldo Araújo, uma iniciativa de divulgar matérias científicas da Universidade. De acordo com o coordenador do projeto, os periódicos são os principais canais de comunicação científica para veiculação de resultados de pesquisas.

O projeto Atenção online e métricas alternativas da produção científica registrada em artigos de periódicos do estado de Alagoas: áreas de conhecimento, instituições e pesquisadores é financiado pela Fapeal desde 2017 e tem como proposta monitorar os impactos acadêmicos dos artigos em periódicos eletrônicos publicados por Instituições de Ensino Superior de Alagoas.

Segundo Ronaldo, “a população precisa saber o que se faz nas universidades e quais resultados de pesquisa são publicados em suas revistas e como isso pode trazer algum benefício a ela”. Dessa forma, matérias de divulgação de artigos estão sendo elaboradas para publicação no portal da Ufal e demais sites de notícias do Estado.

A ação busca, por um lado, dar mais visibilidade para as revistas científicas da Universidade. Por outro, uma maior aproximação com a sociedade ao levar a informação científica com uma linguagem mais acessível para um público maior.

Para selecionar os artigos científicos, a escolha deve se basear em critérios, tais como a questão temática, o apelo social e outras questões objetivas relacionadas, a exemplo de padrões de  identificação e distinção que a revista deve apresentar, como o Digital Object Identifier (DOI), que é um identificador único para cada publicação digital.

O apoio institucional às revistas científicas

Recentemente, com o apoio da Pró-reitoria de Pesquisa (Propep) e da Biblioteca Central (BC), foi estruturado um setor para a promoção e valorização das revistas institucionais. O Portal Periódicos Ufal ainda está em fase de desenvolvimento, mas funcionará na BC, ao lado do Repositório Institucional, e prestará apoio aos editores científicos e equipe em atividades de editoração científica, seja utilizando o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (Seer), oua no estudo acompanhado de estratégias para melhor desempenho na avaliação Qualis das revistas. Também será prestado apoio na indexação em bases nacionais e internacionais.

Para conferir as matérias, acompanhe as notícias em nosso portal.