Pós em Sociologia abre seleção para estágio pós-doutoral

Os candidatos podem se inscrever de forma online até o dia 18 de maio
Por Amanda Alves – estagiária de Relações Públicas
23/04/2019 08h20 - Atualizado em 22/04/2019 às 08h49
Estágio é para candidatos com doutorado; confira o edital

Estágio é para candidatos com doutorado; confira o edital

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Ggaduação (Propep) e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, abriram processo seletivo para estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS). A bolsa será custeada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD). As inscrições estão abertas e seguem até o dia 18 de maio. A oferta é de uma vaga, e os candidatos podem concorrer nas linhas de pesquisa Corpo, cultura e conhecimento ou Conflito, poder e meio ambiente.

Entre os objetivos do PNPD estão: promover a realização de estudos de alto nível, reforçar os grupos de pesquisas nacionais, renovar os quadros nos programas de pós-graduação nas instituições de ensino superior e de pesquisa, e promover a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em estágio pós-doutoral.

Inscrições

Dentre os requisitos para participar da seleção, é necessário possuir título de doutor em Sociologia, Ciências Sociais, Antropologia ou Ciências Políticas, quando da implementação da bolsa, obtido em curso avaliado pela Capes e reconhecido pelo CNE/MEC. Já nos casos de diploma obtido em instituição estrangeira, deverá ser analisado pelo PPGS. Além disso, candidatos com vínculo empregatício com a Ufal, mesmo que oficialmente afastados da instituição, não podem participar do processo seletivo.

No ato da inscrição, é preciso enviar os seguintes documentos: cópias da identidade e do CPF; carta dirigida à coordenação do PPGS, com breve apresentação da trajetória acadêmica e profissional, e suas razões para candidatura ao pleito da bolsa, enfatizando a adesão às linhas de pesquisa do programa; cópia autenticada do diploma de doutorado; Currículo Lattes para brasileiros, e Curriculum Vitae para candidatos estrangeiros. O candidato também deve enviar o plano de atividades a ser desenvolvido no estágio pós-doutoral, seguindo as orientações do edital, que deve conter indicação de professor/supervisor, projeto de pesquisa com até dez laudas para 12 meses de trabalho. É preciso ter, ainda, proposta de ensino para duas disciplinas, sendo uma para graduação, e outra para pós-graduação; comprovante de residência, para candidatos estrangeiros residentes no exterior; e comprovação de afastamento, no caso de docente ou pesquisador com vínculo empregatício em Instituição de Ensino Superior (IES).

O candidato que se inscrever por via postal, deverá, obrigatoriamente, comunicar o PPGS por meio do endereço eletrônico ppgs.pnpd2019@gmail.com. O modelo de etiqueta para envio da correspondência está disponível no edital.

Seleção

A seleção consistirá em uma avaliação qualitativa dos currículos e planos de atividades dos candidatos, e será atribuída uma nota de zero a dez. Em caso de empate, prevalecerá a maior nota nas avaliações, ou o candidato que possuir a maior idade. A homologação das inscrições vai ser disponibilizada no dia 22 de maio, com recursos para as indeferidas até o dia 23, resultado preliminar dia 28, e do recurso no dia 29, e o resultado final será divulgado no dia 30.

O resultado preliminar será divulgado no quadro de avisos da secretaria do PPGS, e no site do Instituto de Ciências Sociais (ICS).

Para realizar a inscrição, clique aqui.

Para maiores informações, acesse o edital.