Projeto de extensão do Ceca promoveu Semana da Água em Rio Largo

Grupo levou atividades de sensibilização sobre o uso racional da água para a comunidade local
Por Izadora García - relações públicas
29/03/2019 14h17
Evento passou por diversos pontos da cidade de Rio Largo, mostrando a importância de preservar os recursos hídricos. Fotos: Alexsandro Almeida

Entre os dias 18 e 22 de março, o projeto de extensão para Formação de Gestores de Água em Comunidades Locais de Rio Largo promoveu evento em comemoração ao Dia Mundial da Água. Durante a semana, os organizadores percorreram diversos pontos da cidade com atividades lúdicas para sensibilizar a população sobre a necessidade de preservar os recursos hídricos e fazer uso racional destes no cotidiano.

Nos dias 18 e 19, as ações foram realizadas dentro do próprio prédio do Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Durante o almoço no Restaurante Universitário, houve uma apresentação em vídeo sobre a água. Também foi montado um estande com maquetes, no qual os estudantes realizaram experiências para demonstrar o processo de erosão das margens dos rios.

Já na quarta-feira (20), o projeto levou o estande para a Feira Municipal, que fica localizada no centro de Rio Largo, onde foi possível apresentar os experimentos para a população fora do ambiente universitário. Nos dois últimos dias do evento, 21 e 22 de março, as atividades foram levadas para as escolas da região.
Na Escola Municipal Judith Paiva, além das demonstrações sobre o processo erosivo, o projeto de extensão promoveu uma feira de ideias, na qual os alunos do ensino fundamental puderam participar ativamente levando cartazes, poemas, músicas e maquetes. De acordo com os organizadores, a ideia de colocar os estudantes como protagonistas do evento é importante para gerar engajamento com a causa. "Eles ficaram entusiasmados pela possibilidade de discutir a realidade da água no município e puderam apresentar propostas próprias para melhorar as condições do Rio Mundaú, do qual eles são usuários", ressaltou Alexsandro Almeida, coordenador do projeto de extensão.

Atualmente, o principal rio da cidade encontra-se em acelerado processo de degradação.

Já na Escola Estadual Santos Dumont foram ministradas quatro palestras: Mudanças no clima e a água; Recursos hídricos em Rio Largo; Recuperação e manutenção de matas ciliares; e Processos de controle, tratamento e distribuição de água. As palestras foram proferidas por professores do Ceca e profissionais da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

"A equipe do projeto de extensão ficou muito satisfeita com a realização da Semana da Água. Há muito para fazer para diminuir os impactos ambientais sobre os recursos hídricos em Rio Largo e melhorar a qualidade ambiental dos rios. Portanto, ações que permitam a participação local e comunitária dos usuários de água sãos essenciais para promover a criação de capacidades locais. As parcerias com escolas e a Casal foi muito importante para aproximar a Ufal da comunidade local. Esperamos estreitar ainda mais essas parcerias para contribuir de forma significativa para a preservação da água em Rio Largo", avaliou.

Evento é apenas uma das atividades do projeto extensionista

O projeto de extensão Formação de gestores de água em comunidades locais de Rio Largo, que organizou o evento, faz parte do Ciclo 2018 do edital para o Programa Círculos Comunitários de Atividades Extensionistas (Proccaext), coordenado pelo Professor Alexsandro Claudio dos Santos Almeida. Além dele, o docente Frederico Lins e os estudantes Ewerson Bruno Albuquerque, Barbara Lins, Mateus Cruz e Mauricio Leodino, do Curso de Engenharia Florestal, participaram da organização do evento.