Mesa redonda organizada por alunos discute crise no jornalismo

Evento foi organizado por alunos do 5º período de Jornalismo para a disciplina de Jornalismo e Política
Por Pedro Ivon – estagiário de Jornalismo
26/03/2019 16h37 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Mesa redonda discutiu novos paradigmas profissionais para os jornalistas. Fotos: Renner Boldrino

Foi realizada, na tarde da última quinta-feira (21), a mesa redonda Jornalismo: da Academia ao mercado de trabalho – novas configurações, organizada por estudantes do 5º período do curso. Professores, jornalistas e profissionais da comunicação, como Priscila Muniz, Régis Cavalcante, Flávio Peixoto, Narelle Pantaleão e Clariza Maria Santos, compuseram a mesa.

Idealizado como ação avaliativa para a disciplina de Jornalismo e Política, o evento foi aberto pelo docente Carlos de Gusmão, que também é o responsável pela matéria. Em seguida, foi realizada a apresentação oficial pela estudante e organizadora Leila Falcão. “O intuito desse dia é debater como será a comunicação daqui pra frente. Nós sabemos que a comunicação antigamente era baseada em alguns pilares, como o impresso, o jornalismo boca a boca e hoje nós sabemos que o jornalismo vai muito além disso”, enfatizou. E continua “A turma do 5º período de Jornalismo se indagou como esse jornalismo e essa comunicação em geral iria se deter a partir de agora”.

Iniciando às 15h30, o evento discutiu práticas profissionais no meio jornalístico e sua relação com a Universidade. Segundo Gusmão, a mesa “tomou o rumo do aspecto mais crítico, da crise do jornalismo à proposta da assessoria como novo campo de atividade jornalística”. Cada convidado teve um tempo de fala de aproximadamente 15 minutos e, ao final da discussão, puderam ser feitas perguntas a cada um. Dentre as dúvidas estavam questões relacionadas ao futuro do jornalismo e sobre como a academia tem preparado seus alunos para o mercado de trabalho.