Intercomunica: Diálogo entre universidade e mercado é tema central de evento

Profissionais da área de comunicação debatem pautas importantes para o jornalismo atual
Por Ascom Intercomunica
01/03/2019 07h50 - Atualizado em 27/02/2019 às 11h48
Arte de divulgação

Arte de divulgação

Visando promover a capacitação e o debate sobre a profissão de jornalista, alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promovem o Intercomunica. A atividade faz parte de um projeto de extensão e  está marcado para os dias 14 e 15 de março, das 19h às 21h, no auditório da Universidade Tiradentes, (Unit).

De acordo com os organizadores, o propósito é o compromisso ético, social e político com a sociedade, além de analisar as demandas atuais dessa profissão.

“No cenário atual, onde comprovadamente o bombardeio de notícias falsas tem interferido no processo democrático, os jornalistas têm o papel fundamental de resgatar a credibilidade das notícias, das fontes fidedignas, de repassar informações corretas. Temos que fortalecer canais alternativos de comunicação, que contem com a credibilidade necessária para um jornalismo sério e que cumpra a tarefa social de comunicar”, enfatizou Lenilda Luna uma das palestrantes do evento.

Desafios e perspectivas do mercado alagoano, a credibilidade do jornalista nas eras fake news, digital e pós- verdade, esses são alguns dos temas que serão abordados durante o evento. O debate terá palestras com especialistas em suas respectivas áreas , que serão abertas para perguntas, colocações e sugestões.

O evento também conta com a participação da Agência Experimental de Relações Públicas, coordenada pela professora Manuela Callou, que funciona como um espaço de formação acadêmica e treinamento prático dos alunos. "O evento Intercomunica tem a proposta de dar visibilidade e discussão às temáticas comunicativas da contemporaneidade, principalmente porque vivenciamos a era digital e as fake news. A presença de profissionais renomados do cenário alagoano traz à tona reflexões locais e globais, em colaboração com os professores”, comentou Manuela, que também é coordenadora do curso de Relações Públicas da Ufal.

"O intercomunica foi idealizado com muito carinho. A equipe se importou bastante na escolha de temas que fossem atuais para o cenário alagoano. Esperamos que o público goste", destacou Ariane Félix, que organiza o evento com os alunos Blenda Lorraine, Jamerson Soares e Maxwell Henrique.