Estudantes de Comunicação assinam a campanha pelos 59 anos da Ufal

Projeto é fruto de uma atividade desenvolvida em sala de aula
Por Ascom Ufal
02/01/2020 08h00 - Atualizado em 13/01/2020 às 11h31
Luís, Emídio e Letícia, responsáveis pela campanha. Foto: Blenda Machado

Uma das funções da Universidade é formar profissionais para o mercado de trabalho. Durante a graduação, vários são os momentos e as atividades que visam desenvolver habilidades e técnicas profissionais, além de promover o pensamento crítico, que faça o estudante despertar para pensar sobre a sua atuação enquanto ator inserido numa sociedade.

Vivenciar a realidade do campo profissional escolhido costuma ser uma ansiedade que faz parte da vida de muitos graduandos, e quando é possível aliar a prática com os estudos e ainda obter reconhecimento, tudo fica mais interessante. Foi o que aconteceu com os alunos dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, que viram num trabalho de disciplina, a oportunidade de propor algo tão diferenciado, que se tornou institucional.

A disciplina de Publicidade e Propaganda, exigência do currículo dos dois cursos, foi o pano de fundo para a criação da campanha #GeraçãoUfal, com a proposta de pensar a história da Ufal, ao longo dos seus 59 anos, por meio das histórias de diversas pessoas, que fazem parte da instituição, seja como estudante, docente ou técnico.

“Nós decidimos seguir esse caminho e falar sobre família, sobre pessoas que contam a história da Ufal, para poder falar como a educação é importante e algo que deveria, merecia ser preservada e defendida”, explicou Luis Otávio Guimarães, estudante do curso de Jornalismo e um dos responsáveis pela concepção da campanha.

Os estudantes buscaram informações e realizaram pesquisas antes de apresentar o trabalho. De acordo com o aluno de RP, Emídio Ferraz, que também assina o projeto, as orientações da professora Manoella Neves foram importantes para que o grupo pudesse visualizar a melhor maneira de expor os conceitos que regem a campanha. “A professora foi orientando sobre como trazer uma linguagem mais institucional, nos fazendo fugir do tradicional, do habitual”, disse.

“Construir essa campanha foi um doce desafio. Tentamos juntar os conhecimentos teóricos com o nosso próprio olhar de carinho para a Universidade, com a intenção de apresentar para terceiros a Ufal que sentimos: necessária e acolhedora. A orientação da professora Manoella foi imprescindível durante esse processo, ela que sempre nos ouviu atenta e ajudou a lapidar a ideia”, afirmou Letícia Sobreira, uma das criadoras da campanha.

A campanha

#GeraçãoUfal vai contar diferentes histórias de pessoas que, de alguma forma, se relacionaram ou ainda relacionam com a Universidade. São famílias que viram suas vidas mudarem por meio da maior instituição pública de ensino superior de Alagoas. Ao longo do mês de janeiro, apresentaremos semanalmente cada uma dessas histórias.

De acordo com a relações públicas da Ufal, Janaina Alves, é importante que a comunidade acadêmica se veja nos canais institucionais de comunicação da Ufal. “A proposta desses estudantes é muito interessante. É muito bom que a gente consiga se ver nessas histórias, pois isso gera um movimento de empatia. Todos nós fazemos parte da história da Ufal ao longo desses 59 anos de sua existência, então, precisamos defender e nos sentir partes dela”, afirmou.

A proposta do grupo foi fugir dos aspectos estatísticos, mesmo entendendo que a Universidade tem números expressivos, se comparada a outras instituições. “A gente quis trazer algo que não fugisse do institucional, que evidenciasse as pessoas que fazem a Universidade, mas que tivesse um tom diferenciado, moderno e que reforçasse a memória da Ufal, nas pessoas que passaram e naquelas que ainda estão por aqui. Buscamos também pensar a Universidade como um ambiente transformador de realidades”, completou Emídio.

Assinam a campanha os estudantes: Emídio Albuquerque, do curso de Relações Públicas; e Luis Otávio Guimarães e Letícia Sobreira, do curso de Jornalismo.

Da teoria à prática

A proposta de utilizar um trabalho acadêmico para fins institucionais surgiu em função de uma conversa informal na Assessoria de Comunicação. “Estávamos discutindo como seria o trabalho para os 59 anos, quando surgiu a oportunidade de conhecer o material que os meninos tinham produzido”, contou Janaina Alves.

A servidora conta que pela qualidade do material, não precisou solicitar muitas alterações. “Sugeri que fizéssemos alguns ajustes na linguagem, para melhor adequar ao perfil da instituição e reformulamos quais os meios de comunicação seriam utilizados, considerando o que dispomos”, explicou.

A campanha será veiculada nos canais oficiais da Ufal nas redes sociais, no portal institucional e na web rádio durante todo o mês de janeiro. O aniversário da Ufal é comemorado no próximo dia 25 e, para saber mais sobre a história de criação da Ufal, clique aqui.