Campus do Sertão realiza evento para debater acessibilidade

Ufal +Acessível realizou estratégias de sensibilização para tratar o tema com a comunidade
Por Ascom Ufal
16/12/2019 09h00 - Atualizado em 13/12/2019 às 11h24
Participantes se colocaram no lugar do outro para vivenciar dificuldades

Participantes se colocaram no lugar do outro para vivenciar dificuldades

Nos dias 4 e 5 de dezembro, o Campus do Sertão realizou o Ufal +Acessível. O evento foi uma iniciativa do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Ufal Campus do Sertão, realizada por meio do Eixo Acessibilidade com parceria da Associação dos Deficientes Físicos de Delmiro Gouveia (Adefideg). 

O evento teve por objetivo promover a sensibilização da comunidade acadêmica no que se refere aos direitos das pessoas com deficiência. “Este evento visa impulsionar ações para promover a superação das barreiras estruturais, procedimentais, atitudinais e curriculares por meio de adaptações necessárias à garantia da plena acessibilidade às pessoas com deficiência”, comentou a professora Marilza Pavezi, integrante do Eixo Acessibilidade do NAP. 

De acordo com os organizadores, as estratégias de sensibilização basearam-se na empatia, com a exibição do filme Como estrelas na Terra, seguido de debate, com a Psicóloga Ana Carolina Costa, sobre as necessidades acadêmicas que a pessoa com dislexia apresenta e como professores podem contribuir para o êxito na aprendizagem. 

Outra estratégia foi realizar atividades práticas nas quais os participantes eram colocados em situações que se assemelhavam àquelas enfrentadas pelas pessoas com deficiência no seu dia a dia. Também houve uma mesa de relatos de vida intitulada Nosso lugar de fala: barreiras, acessibilidade e conquistas!, com a participação do vice-presidente da Adefideg, Geovani de Araujo Lima; do diretor da Associação, José Carlos Vieira Marcos; e do professor de Libras da Ufal, Adeilson da Silva Alves. 

O diretor acadêmico do Campus do Sertão, Thiago Trindade, destaca que esta foi mais uma ação bem sucedida de todos que fazem o NAP. O evento contou com a participação da comunidade acadêmica e da comunidade local do município.