Propep promove encontro do Pibic/ Pibiti com tema Em Defesa da Ciência

Apresentação de pesquisas do Pibic e Pibiti acontecem em todos os campi
Por Janyelle Vieira - estagiária de Jornalismo
15/10/2019 16h26 - Atualizado em 16/10/2019 às 16h51

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) da Ufal realizarão o 29° Encontro de Iniciação Científica da Ufal e o 12° Seminário de Iniciação Tecnológica a partir do dia 22 deste mês em todos os campi da Ufal.

Com o propósito de apresentar os trabalhos desenvolvidos nos programas, os alunos de graduação, sob orientação de professores, discutirão os resultados obtidos em um ano de pesquisa, permitindo a visibilidade dos trabalhos científicos e tecnológicos em todas as áreas de conhecimento da Universidade.

O evento, com o tema Em Defesa da Ciência, terá nesta edição, 1286 trabalhos do Pibic e 83 trabalhos do Pibiti. As pesquisas são avaliadas por mais de 40 consultores externos, de diversas instituições de Ensino. Os melhores trabalhos serão premiados com o Certificado de Excelência Acadêmica, como também poderão ser convidados para serem representados na 72ª Reunião Anual da SBPC que acontecerá em julho de 2020, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na cidade de Natal. Os trabalhos ainda poderão concorrer ao Prêmio Destaque na Iniciação Científica, prêmio destinado aos bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep) destaca a importância dos estudos que serão apresentados. “Ratificamos a importância da iniciação científica na consolidação da pesquisa, provocando a vinculação entre ciência, economia e sociedade, colaborando assim, na compreensão do conhecimento, como principal recurso para se buscar uma sociedade digna e justa”, ressaltam.

A abertura oficial do 29º Encontro do Pibic e do 12º Seminário de Avaliação do Pibiti do Campus A.C. Simões acontecerá no dia 22 às 9h, no Auditório da Reitoria, com a Palestra do professor Marcelo Duzzioni. Para participar, basta se inscrever neste link. As apresentações orais acontecerão nos dias 22, 23 e 24 deste mês.

Na unidade de Viçosa, as apresentações acontecerão no dia 24. Na unidade de Penedo, os trabalhos serão expostos dos dias 29 à 31. Já nos campus de Arapiraca e Delmiro Gouveia, a exibição das pesquisas acontecerá a partir do dia 05 ao dia 07 de novembro.