Consuni compõe lista tríplice para os cargos de reitor e vice da Ufal

Documentos serão encaminhados ao presidente da República, a quem cabe a nomeação
Por Lenilda Luna - jornalista
22/10/2019 14h43 - Atualizado em 22/10/2019 às 16h56
Votação realizada no Consuni, com 59 votantes, elegeu Josealdo Tonholo, com 50 votos  (Fotos: Renner Boldrino)

Votação realizada no Consuni, com 59 votantes, elegeu Josealdo Tonholo, com 50 votos (Fotos: Renner Boldrino)

Em sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consuni), realizada na manhã desta terça-feira (22), os conselheiros debateram e votaram os nomes para a lista tríplice que será encaminhada para o Ministério da Educação. Cabe ao presidente da República, Jair Bolsonaro, a nomeação aos cargos de reitor e vice da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). 

Os votos foram nominais e, na manifestação da escolha, a maioria dos conselheiros ressaltou a autonomia universitária. Na votação realizada no Consuni, com 59 votantes, o resultado foi de 50 votos para Josealdo Tonholo, que encabeça a lista tríplice para o cargo de reitor. Os outros nomes que vão compor a lista são, pela ordem, Anderson Barros e Alexandre Marques. 

Na votação para a vice-reitoria, a professora Eliane Cavalcanti, atual diretora do Campus Arapiraca, obteve 52 votos dos conselheiros e encabeça a lista tríplice para o cargo, seguida pelos professores Gaus Silvestre e Renato Miranda. 

Finalizando a votação, a reitora Valéria Correia destacou que o atual mandato segue até o dia 21 de janeiro de 2020 e que será encaminhado o período de transição para que os futuros gestores recebam todas as informações necessárias para assumir a condução da Universidade. “Cumprimos a nossa missão institucional de eleger os novos ocupantes da Reitoria. Parabenizo aos eleitos”, declarou a reitora. 

Valéria destacou, ainda, algumas conquistas da atual Gestão, superando dificuldades como os contingenciamentos das verbas destinadas à Universidade. “Obtivemos, com um esforço coletivo, o conceito 4 no recredenciamento, estamos figurando em rankings internacionais e no censo do MEC, somos a universidade com menor evasão entre as Ifes”, destacou a reitora. 

Como presidenta do Consuni, a reitora concedeu a palavra aos gestores eleitos. A professora Eliane Cavalcanti destacou a importância da Ufal. “Agradecemos à reitora Valéria Correia e à equipe que conduziu esse processo. Contamos com todos vocês, porque essa universidade é nossa e lutaremos juntos pelo maior patrimônio do povo alagoano”, declarou Eliana Cavalcanti. 

O reitor indicado, professor Josealdo Tonholo, agradeceu aos conselheiros e à comunidade universitária. “Esperamos ter a honra de conduzir essa universidade, para que seja respeitada a escolha da comunidade universitária, referendada agora por esse Conselho. Queremos fortalecer a Universidade para que ela possa contribuir na construção de uma sociedade mais justa e mais igual”, finalizou Tonholo.