Ceca promove 11º Encontro Brasileiro de Ecologia Química

Evento começa nesta quarta-feira (23)
Por Blenda Machado - estagiária de Jornalismo
22/10/2019 10h28 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Arte de divulgação

Arte de divulgação

O Centro de Ciências Agrárias (Ceca), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), promove o 11º Encontro Brasileiro de Ecologia Química (Ebeq), a partir desta quarta-feira (23). O evento é coordenado pelo professor Antônio Euzébio Goulart de Santana e vai ser realizado no Centro de Conferências Hotel Maceió Atlantic Suites, localizado na Jatiúca, até o dia 26 de outubro. 

A abertura do Ebeq será às 10h e haverá um debate com a professora Clara Beatriz sobre Ecologia química e manejo de integrado de pragas: o caso da soja resistente a insetos. No primeiro dia, o evento encerra com a palestra Diferenciação de Murcottt angor com e sem infecção por Alternaria alternata por RMN e MALDI MSI, ministrada pela professora Maria Fátima, da Universidade de São Carlos (UFSCar-SP). 

A programação do Encontro também contempla a apresentação do professor Christer Löfstedt, da Lund University, Sweden. As atividades abordarão temas como: A Ecologia Química da seleção hospedeira e acasalamento; aplicação e manipulação de voláteis de plantas para a proteção de cultivos; aplicação de produtos naturais no controle de pragas; Metabolômica e Proteômica na Ecologia Química; biossíntese de metabólitos secundários na Ecologia Química; Biologia Ecológica e Química de feromônios; e aplicação da Ecologia Química. 

O 11° Ebeq conta com palestras e apresentações de curtas, pôsteres e plenárias, com a presença de palestrantes nacionais e internacionais. De acordo com a organização, o evento tem como o objetivo reunir pesquisadores, docentes, estudantes e profissionais da agricultura, pecuária e saúde para discutir e trocar experiências para o avanço do conhecimento na área. Além disso, tem o intuito de promover novas tecnologias sustentáveis para os mais diversos problemas agrícolas, pecuários, médicos e ambientais. 

Para informações, acesse o site.