Cerca de 25 cágados mortos são recolhidos em lagoa de Jequiá

O professor Emerson Soares esteve no local para analisar a situação
Por Lenilda Luna - jornalista
31/10/2019 15h19 - Atualizado em 31/10/2019 às 21h06

O professor Emerson Soares, que coordena a Força-tarefa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) sobre o óleo no Nordeste, recebeu um chamado de pescadores e de integrantes do Instituto Chico Mendes para comparecer ao município de Jequiá da Praia, no litoral sul de Alagoas.

Ao chegar, o professor ficou surpreso com a situação. Os pescadores recolheram cágados que morreram nas águas da Lagoa. A princípio falaram em 80, mas o professor contou 22 quelonios. "Vamos precisar analisar os animais e uma amostra de água para saber se essas mortes têm relação com o derramamento de óleo", pondera o professor.

Mas, a alta mortandade de animais, independentemente da razão, acende mais um alerta ambiental. Se for confirmada a relação das mortes com a contaminação do óleo, amplia a extensão do dano desse grave acidente.