Saúde Mental é foco de seminário do Janeiro Branco na Ufal

O evento contou com palestras e mesas redondas, tendo sido promovido pelo Fórum de Saúde Mental e pelo Siass da Ufal
Por Pedro Ivon - estagiário de jornalismo
24/01/2019 12h15 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Evento aconteceu ontem (23)

Ocorreu, nesta quarta-feira (23), no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), um seminário de promoção da Saúde Mental, tema ligado ao Janeiro Branco. O evento, uma idealização do Fórum de Saúde Mental da Ufal e do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) da Ufal, teve início pouco depois das 9h, com a composição da Mesa de Abertura.

“O Janeiro Branco é uma campanha nacional de promoção da saúde mental, pra gente despertar nas pessoas o hábito de cuidar da sua mente, de manter hábitos saudáveis, não só a busca da terapia. O ideal é que a gente tenha condições de ter uma mente mais leve, de trabalhar num ambiente mais harmonioso. E pra isso a gente vem aqui discutir estratégias de promoção da saúde mental aqui na Ufal”, explicou Raquel Vieira, assistente social do Siass e coordenadora do seminário.

A Mesa de Abertura foi composta pela professora Rosa Predes, do Fórum de Saúde, que estava representando a reitora Valéria Correia, pela Pró-reitora de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), Carolina Abreu, pela Pró-reitora de Graduação (Prograd), Sandra Regina Paz, pela responsável pela coordenação de assistência estudantil do Diretório do Centro Estudantil (DCE) e estudante do curso de Psicologia, Sayonara Barbosa, pela representante da Pró-reitoria Estudantil (Proest), Manuela Aragão, pela representante do Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal), Roselma Santos e, por fim, pela representante da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), a professora Maria Aparecida.

A primeira palestra do dia, intitulada A importância da Campanha do Janeiro Branco e a Promoção da Saúde Mental, foi ministrada pela psicóloga Zaíra Rafaela. “A gente precisa valorizar a saúde mental, numa perspectiva de promoção e de prevenção”, afirmou a psicóloga. E continuou dizendo que “o Janeiro Branco é algo mais amplo, é uma questão da gente pensar o nosso ano, colocando as nossas emoções como agenda, como pauta importante”.

Após a palestra ser encerrada, a programação com a mesa sobre Promoção de Saúde Mental do Trabalhador: Contexto de adoecimento e estratégias de enfrentamento, coordenada pela Aída Felisbela, do Siass. Também compuseram a mesa, Manuel Juvenal, médico do trabalho, o Perito do Siass, Rafael Vasco, a assistente social da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT), Conceição Clarindo, a efermeira do Siass, Maria Zelia e a psicóloga, também do Siass, Priscila Oliveira.

O evento continuou no período da tarde até as 16h, também apresentando dados de adoecimento de servidores e de estudantes, bem como estratégias de enfrentamento do estresse e do desânimo, bastante presentes no ambiente acadêmico.

Pedro Ivon – estagiário de Jornalismo