Eletrobras reafirma compromissos de cooperação técnica com a Ufal

Problemas energéticos que a Universidade vem sofrendo também foram reapresentados à distribuidora
Por Izadora García - relações públicas
23/01/2019 18h23 - Atualizado em 28/01/2019 às 12h21

Na última quinta-feira (17), a reitora, Valéria Correia, esteve reunida com o diretor-presidente da Eletrobras, Adjar Barbosa, para reafirmar pactos de cooperação técnica e cobrar melhorias na distribuição de energia para a Universidade. Na ocasião, foram discutidos a construção da miniusina solar fotovoltaica, a rede de transmissão da Unidade Penedo e os recorrentes problemas energéticos enfrentados pela Unidade Viçosa.

Para a reitora, Valéria Correia, o principal objetivo da reunião foi assegurar o cumprimento dos acordos previamente firmados, uma vez que a companhia passa por um processo de transição para o setor privado. “Nossa maior preocupação eram tratativas que já estavam em seguimento desde o ano passado, além de expor os problemas técnicos que estamos enfrentando no interior do estado”, enfatizou.

De acordo com o diretor-presidente da distribuidora, tudo o que foi acordado antes da privatização do órgão será honrado. “Não existe nenhuma possibilidade de rompimento dos pactos de cooperação técnica porque é tudo contratual. Tudo que foi estabelecido antes, será cumprido. Inclusive, marcaremos uma reunião posterior e já deixaremos a equipe de transição a par de toda a situação relativa à Ufal”, explicou.

A Universidade pactuou junto à Eletrobras um projeto para aumentar a eficiência energética, com investimento de R$ 133,3 mil na parte de iluminação empregando lâmpadas de LED; R$ 826,54 mil na miniusina solar fotovoltaica e mais de R$ 1 milhão no projeto de pesquisa e desenvolvimento, nas temáticas de eficiência energética e geração distribuída solar fotovoltaica, totalizando R$ 2.125.425,60 de investimentos na Universidade.

“Concorremos, por meio de um grupo de pesquisadores, a um edital da Aneel para a melhoria da eficiência energética da Ufal, desde o ano passado e fomos vencedores. Os recursos de PID já foram liberados, mas os recursos para a construção da miniusina de energia solar e a troca de lâmpadas para a tecnologia LED ainda não haviam sido empenhados. A reunião foi bastante importante para esclarecer nossas dúvidas. Tudo o que foi pactuado, foi assegurado”, finalizou.

Unidade Viçosa enfrenta problemas de distribuição energética

A Unidade de Ensino Viçosa vem enfrentando problemas constantes de queda de energia e subtensão. A situação, que já havia sido exposta à distribuidora, foi mais uma vez cobrada pela reitora e pela equipe técnica da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra). Durante a reunião, foi informado à Eletrobras que, mesmo após a realização de uma manutenção na rede elétrica, houve pouca melhora e o problema de subtensão persiste. De acordo com o presidente da companhia energética, o problema seguia sem resolução por falta de recursos para investimento na área rural. Entretanto, ele avalia que, com a privatização, o problema será resolvido rapidamente pela nova gestão. O dirigente se comprometeu a relatar o problema para a equipe de transição e solicitar agilidade.

“Tratamos de outras demandas da Universidade como a viabilidade técnica da subestação da Universidade, a construção das linhas de transmissão e dos problemas técnicos de Santana, Penedo [licitações], e a situação crítica de Viçosa para o melhor funcionamento das câmaras frias do hospital e do restaurante e para o melhor funcionamento da Universidade”, explicou a reitora.