Curso de Verão reúne estudantes das áreas biológicas e da saúde

Participantes poderão realizar um cadastro para tornarem-se doadores de medula óssea
Por Pedro Ivon - estagiário de Jornalismo
29/01/2019 09h50 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
A professora Simoni Meneghetti palestrou sobre os caminhos da ciência

Teve início, na manhã da última segunda-feira (28), no Auditório do Centro de Interesse Comunitário (CIC), na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a 4ª edição do Curso de Verão, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS). As palestras realizadas são abertas ao público, mas somente os alunos inscritos e selecionados previamente receberão certificado.

“Foi uma iniciativa dos professores, do colegiado e dos discentes do programa de fazer um momento para que possamos discutir e divulgar as pesquisas e ações de ciência que estão sendo feitas pelos grupos de pesquisa da Ufal, especialmente nas áreas de ciências biológicas e da saúde”, explicou a professora Jamylle Ferro, que faz parte da comissão organizadora do evento.

A abertura contou com a presença do vice-diretor do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), o professor Renato Rodarte e do professor Marcelo Duzzioni, coordenador do PPGCS, que deram as boas-vindas aos participantes. Em seguida, ocorreu a palestra de abertura proferida pela professora Simoni Meneghetti, com o tema Os caminhos da ciência. Durante essa palestra inicial, a pesquisadora abordou pontos como a ética, a diferença de participação de homens e mulheres na ciência e a importância da não dissociação entre a ciência e a tecnologia. “Precisamos de mulheres e homens na ciência. Precisamos de políticas que possibilitem isso. E no Brasil, isso já vem acontecendo, como a iniciativa do CNPq: ‘Mulheres na ciência’”, ressaltou a professora em uma de suas falas finais.

Além disso, Simoni também mencionou que várias pessoas estão perdendo o emprego devido ao avanço da tecnologia, sendo necessário cautela e equilíbrio entre esses progressos e as adaptações e disponibilidade de empregos e dos recursos à população. Em sua apresentação foram mostradas que, atualmente, as cinco empresas mais valiosas do mundo são voltadas para tecnologias digitais, como a Apple, a Microsoft e a Amazon, por exemplo. Ao final da palestra, Meneghetti respondeu questionamentos do público.

Após o coffee break houve a palestra intitulada Qualidade das publicações em pesquisa, da professora Ana Cláudia Malhado, encerrando a programação da manhã. No restante do dia foram discutidas temáticas envolvendo a biossegurança em laboratórios de pesquisa, os avanços em neurociência, a importância na elaboração de hipóteses científicas e o método científico. Cada um desses pontos desperta o interesse dos alunos, uma vez que no decorrer do curso desenvolverão uma hipótese baseada nas várias questões e informações que recebem.

Debates continuam

No segundo dia de evento, nesta terça-feira (29), os alunos terão novamente acesso a mais conteúdo teórico, dessa vez, sendo expostos às linhas de pesquisa desenvolvidas nos laboratórios vinculados ao PPGCS. Na programação até e a próxima sexta-feira os participantes terão experiências práticas nos laboratórios, abordando assuntos atuais e temas que utilizarão, como a ética em pesquisas com humanos e animais. No último dia do evento, o sábado (2), os alunos terão um momento de discussão sobre o aprendizado adquirido durante a semana, podendo expor as hipóteses científicas elaboradas. Além disso, ocorrerá a palestra da professora Marília Fonseca Goulart discutindo a temática sobre o atual panorama da ciência no Brasil.

Ação solidária

A programação anterior do evento previa a doação de sangue nesta terça-feira (29), mas devido a problemas com os equipamentos e estrutura do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), os participantes poderão realizar apenas o cadastro de medula óssea. Para realizar essa ação solidária o interessado deve possuir mais de 18 anos e ter boas condições de saúde, além de portar um documento de identificação.