Ufal promove sabatinas com candidatos a cargos parlamentares de Alagoas

Próxima sabatina ocorrerá nesta quinta (20), a partir das 18h30
Por Eloysa Lopes - estudante de Relações Públicas da Ufal
19/09/2018 17h37 - Atualizado em 20/09/2018 às 10h59

Está acontecendo, desde a última segunda-feira (17), uma série de sabatinas aos candidatos a cargos políticos no estado de Alagoas, idealizada por alunos de Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas. No primeiro dia do evento, candidatos aos cargos de deputado federal e deputado estadual estiveram presentes na Ufal discutindo propostas e mostrando seus posicionamentos em relação aos temas apresentados. Amanhã (20), no auditório da reitoria da Ufal às 18h30, acontecerá a segunda sessão do evento e os sabatinados serão os candidatos ao senado do estado de Alagoas.

O próximo debate será mediado pela professora, jornalista e coordenadora de comunicação da Assessoria de Comunicação da Ufal, Lenilda Luna, e contará com a colaboração da diretora do Núcleo de Acessibilidade da Ufal, Neiza Fumes, da coordenadora do Comitê de Ética e Pesquisa, Luciana Santana e pelo corregedor seccional da Ufal, professor Adriano Nascimento.

Contando com a colaboração de docentes da universidade para elaboração do primeiro bloco de perguntas e com a participação da plateia no bloco seguinte, o evento promove o debate entre os candidatos com a comunidade acadêmica de forma que os temas debatidos sejam de interesse público. “A Universidade é um espaço democrático e aberto para a construção dos saberes. Realizar eventos como esse vislumbra que o ensino, a pesquisa e a extensão sejam dinamizados e vivenciados na práxis cotidiana universitária" afirmou Manuela Callou, coordenadora do evento e do curso de Relações Públicas na Ufal.

Temas como economia alagoana, questões étnico-raciais, dados de violência urbana e encarceramento, liberdade ideológica no exercício do ensino nas escolas e questões rurais foram discutidos. O objetivo é que cada candidato possa apresentar seus posicionamentos e propostas de forma clara e objetiva acerca destes pontos. Haverá uma segunda sessão com outros candidatos a deputado estadual e federal, na próxima terça-feira (25), no auditório da Reitoria. Os partidos estão recebendo os convites e indicarão os nomes que vão participar.

O projeto “Fala candidato” está sendo idealizado e executado pela coordenação do curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), juntamente com a Agência Experimental de Relações Públicas (Agerp), a Agência Júnior Comunique-se, o Coletivo Plural e com os centros acadêmicos de direito e administração Guedes de Miranda (CAGM, Gestão Voz Ativa).