Théo Brandão participa da Primavera dos Museus

Programação será voltada para a temática educativa
Por Jacqueline Batista – jornalista e Anna Sales – estudante de Jornalismo
18/09/2018 08h45 - Atualizado em 17/09/2018 às 11h47
Museu terá atividades especiais nos dias 21 e 22

Nos dias 21 e 22 deste mês, o Museu Théo Brandão (MTB) vai participar da 12ª Primavera dos Museus com oficina, lançamento de livro, exibição de filme e apresentações artísticas. Na sexta-feira (21), às 14h, o Cineclube Théo vai exibir o filme Terreiros do Brincar, que relata a participação de crianças nos grupos de manifestações populares em quatro estados brasileiros.

O documentário dialoga sobre o ato do brincar. Ao viajar pelo Brasil, descobre-se várias formas do uso da palavra e as mais diversas manifestações da cultura popular. Uma das retratadas no filme é a “Caretas de Acupe”, do povoado Acupe, em Santo Amaro (Bahia), onde se pode ver crianças e adultos em um brincar coletivo com as pessoas da cidade que fazem parte da folia.

A classificação etária indicativa do filme é livre. Após a sessão, haverá um debate, voltado para educadores, com a museóloga Carmen Lúcia Dantas.

No sábado (22), ás 9h, terá início a oficina Educação patrimonial para educadores, com Cássia Valle, museóloga, atriz e escritora baiana. As inscrições para a oficina serão realizadas 30 minutos antes do início.

Literatura infantil

Ás 14h, será lançado o livro Calu: uma menina cheia de história (Editora Malê), de Cássia Valle e Luciana Palmeira. A publicação infantil aborda as memórias da ilha da Boca do Rio, contadas por uma menina chamada Calu, que foi habilitada por seus avós ­–  griots, detentores do passado e da ancestralidade ­– para ser uma nova narradora e propagadora das histórias, das personagens, dos costumes e dos modos de agir de matriz africana que se tornou parte constitutiva da diversidade cultural do lugar. Calu procura uma forma de transformar o bairro em que mora num museu a céu aberto.

O livro é vencedor do Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) de 2017, na categoria Infantil/Juvenil. A APCA existe deste 1956 e é a mais tradicional entidade de críticos de artes do Brasil.

Talentos coreográficos

A programação será finalizada com as apresentações culturais Poéticas e talentos coreográficos. O público poderá ver três danças diferenciadas. O espetáculo Inquietação, com as artistas Elis Maria, Alessandra Sanches e Maria José Santos, é um experimento em dança, cuja proposta inicial é levar para o palco temas referentes à violência humana, especificamente em relação à mulher. A coordenação é de Jailton de Oliveira Kronos.

O trabalho solo ficará por conta do estudante de Licenciatura em Dança/Ufal, Maciel Ferreira. Ele vai fazer a apresentação intitulada Rito, em que, segundo o artista, “o corpo assume suas raízes ancestrais no processo identitário que se formaliza nesse misto religioso existente na formação da cultura afro-brasileira alagoana”.

Já o Cara Crew é um grupo de danças Urbanas, formado por alunos do curso técnico e de licenciatura em Dança da Ufal e comunidade em geral, que dialoga sobre questões LGBTIA, negra e feminista.

Com os objetivos de intensificar a relação dos museus e a sociedade, aumentar o público visitante, além de promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) iniciou, em 2007, a Primavera dos Museus, evento anual, que acontece simultaneamente nos principais museus e centros culturais brasileiros. Neste ano, o tema escolhido pelo Ibram foi Celebrando a educação em museus.

De acordo com o Ibram, o tema propõe uma reflexão sobre uma das principais funções do museu: educar e contribuir no despertar de interesse para diferentes áreas do conhecimento, a vida em sociedade, a importância das memórias e o valor do patrimônio cultural.

O evento é aberto ao público. Mais informações pelos telefones 3214-1716/1714. Confira Aqui o Guia da Programação completa para ver os eventos de todas as instituições do país.