Portal do Governo Brasileiro

Setembro Amarelo: prevenção ao suicídio é tema de ações na Ufal

Universidade realizará uma série de atividades descentralizadas para conscientização sobre o suicídio
Por: Pedro Ivon – estagiário de Jornalismo - 12/09/2018 às 10h08 - Atualizado em 17/09/2018 às 10h35
context/imageCaption

Programação na Ufal está descentralizada com diferentes abordagens

A Universidade Federal de Alagoas realiza a campanha Mês de prevenção ao suicídio: vamos conversar?  A ação para estudantes e servidores tem por objetivo sensibilizar a comunidade acadêmica quanto ao aumento do suicídio na atualidade e suas formas de prevenção dentro e fora da Academia. Trata-se de uma estratégia institucional, por meio de uma série de eventos descentralizados e com vários profissionais de saúde envolvidos, que visa alinhar a Ufal à campanha Setembro Amarelo, de conscientização e prevenção ao suicídio. Integram a programação e mobilizam o evento a Pró-reitoria Estudantil (Proest), a Faculdade de Medicina (Famed), o Instituto de Psicologia (IP) e o Hospital Universitário.

Coordenador do evento, o psicólogo Everton Calado reforça que o tema é atual e o convite ao diálogo deve ser fundamentalmente mobilizador. “Cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida a cada ano, isso em um número bastante subnotificado, sendo a segunda principal causa de morte entre jovens que têm entre 15 e 29 anos, faixa etária que é a mesma de significativa maioria das pessoas que estão no curso superior”, explicou o profissional.

A organização do evento espera uma participação ativa da comunidade universitária nas atividades. “O enfrentamento do tabu que cerca o assunto é decisivo para podermos atuar de forma preventiva nesses casos e encaminhá-los aos serviços de referência quando necessário”, ressaltou Everton.

As atividades terão certificados de participação, cadastradas como ação de extensão no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

Confira o cronograma completo em anexo. 

Curso de Enfermagem também promove atividade no Setembro Amarelo 

Além das atividades previstas no cronograma da Proest em parceria com a Famed, o setor de Saúde Mental do curso de Enfermagem da Ufal promove a mesa-redonda Suicídio: Falar é a melhor solução. O evento está marcado para o dia 28, no auditório da Reitoria. 

A atividade é gratuita e tem como objetivo conscientizar a população sobre o suicídio e mostrar que existem formas de se prevenir. A mesa será aberta para todos os interessados. O conteúdo da programação contempla temas como o perfil epidemiológico do suicídio em Alagoas, a atuação do profissional diante da pessoa com ideação suicida e a prevenção do suicídio na infância e adolescência. 

O evento acontecerá das 8h30 às 12h e as inscrições podem ser feitas através do site.

Em caso de dúvidas, utilizar o e-mail para contato saudementalufal@gmail.com.

Além do A.C. Simões 

Ações relacionadas ao Setembro Amarelo também estão acontecendo na unidade educacional de Palmeira dos Índios, durante o 1° Encontro de Saúde Mental na Universidade. Nesta quarta-feira (12), das 8h30 às 15h, a programação conta com mesa-redondas, grupos de trabalho, oficinas e discussões relacionadas ao suicídio. Já no dia 13 a programação irá das 8h30 às 12h, composta por mesas de debate.