Projeto Zumbido participa do 6º Simpósio de Educação para a Paz

Evento teve como objetivo apresentar experiências e capacitar gestores e professores
Por Amanda Alves – estagiária de Relações Públicas
13/08/2018 08h00 - Atualizado em 09/08/2018 às 14h29
Objetivo do projeto é que todos se tornem promotores da paz em todo o ambiente escolar.

Nos dias 3, 4 e 5 de agosto, membros e voluntários do Projeto Zumbido, liderado pela técnica da coordenação de extensão da Faculdade de Serviço Social (FSSO) da Ufal  e coordenadora do projeto Zumbido, Cristina Gameleira, participaram do 6º Simpósio de Educação para a Paz, cujo tema este ano foi O valor da paz: a regra de ouro. O evento foi promovido pelo Movimento Humanidade Nova e Comissão de Direitos Humanos Dom Helder Câmara (UFPE), e ocorreu no Centro Mariápolis Santa Maria, localizado em Igarassú-PE.

O nome do simpósio também constitui um projeto,  atuante em escolas do Ensino Infantil e Fundamental, dos Assentamentos Zumbi dos Palmares e Dom Helder Câmara. O público-alvo das ações do projeto são os estudantes, professores e demais pessoas que prestam apoio às escolas, e o objetivo é que todos se tornem promotores da paz em todo o ambiente escolar.

As ações do Projeto Zumbido no aspecto da educação para o autodesenvolvimento sustentável comprovaram, em apenas seis meses da implantação do Projeto Educação para a Paz, os resultados positivos através da redução de casos de bullying, de violência na escola e familiar. Além de verificar entre todos os agentes da escola um clima de convivência solidária, percebido pela recente diretora em comparação a outras escolas da região.

Sobre o evento, Cristina afirma: ‘’Enfim o 6º Simpósio de Educação para a Paz foi um intenso momento de reflexão sobre o educar e o educar-se para a Paz, nesta época em que inúmeras vidas estão sendo exterminadas tanto em conflitos geopolíticos quanto em escala micro em conflitos familiares e pessoais’’, concluiu.