Projetos sustentáveis são apresentados na Mostra de Robótica da SBPC Jovem

Por Nathalia Firmino, estudante de Relações Públicas
24/07/2018 08h05 - Atualizado em 23/07/2018 às 18h32
Tenda da SBPC Jovem fica ao lado da Biblioteca Central

A SBPC Jovem recebe Mostra de Robótica de escolas estaduais de Alagoas, entre os dias 23 a 28 de julho, na tenda montada ao lado da Biblioteca Central da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). No total, 30 projetos foram selecionados e as equipes apresentam soluções sustentáveis.

Os protótipos apresentados são de relevância social e aplicabilidade. Para o professor coordenador da Mostra de Robótica, Ronaldo Cristiano, “a robótica na rede estadual de ensino trouxe uma melhoria na aprendizagem das disciplinas de matemática, física, e estar na SBPC é um ganho de experiência grande e uma oportunidade de despertar novas pesquisas”, disse.

A exemplo dos estudantes da Escola Estadual Edileuza Oliveira, de São Miguel dos Campos/AL, eles trazem uma ideia inovadora: uma lixeira automatizada controlada por smartphone desenvolvida a partir da necessidade de manter a escola limpa. Para o professor Carlos Teixeira, o projeto nasceu a partir da iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em ofertar o ensino de robótica nas escolas estaduais e também da necessidade de alguns estudantes assistirem conteúdos mais práticos: “os estudantes brilham os olhos com a oportunidade de aprender robótica e poder participar de eventos como este”, falou.

Participar da SBPC

Para os estudantes responsáveis pela criação da lixeira automatizada, Natanael da Silva, Augusto Santos e Ericles Teixeira, participar da SBPC é um incentivo para a formação acadêmica, além de encontrar projetos de outros estados brasileiros com ideias empreendedoras: “é emocionante poder aprender e nos aprimorar com outros colegas”, afirma Ericles Teixeira.

A SBPC Jovem é uma atividade destinada aos estudantes do Ensino Básico, e visa estimular o contato de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico com o conhecimento científico, pesquisadores e experimentos de todo Brasil.