MCTIC traz palestras sobre a descoberta de exoplanetas

Janderson Muniz de Oliveira explicou o processo de identificação desenvolvido pelo LNA e suas possibilidades
Por Sara Graziele - estagiária de Jornalismo
28/07/2018 13h48 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Janderson Muniz apresentou pesquisa desenvolvida no Pico dos Dias

Janderson Muniz apresentou pesquisa desenvolvida no Pico dos Dias

O espaço de palestras do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) na 70ª Reunião Anual da SBPC foi de trocas de conhecimento sobre diversas áreas da ciência e tecnologia. A palestra Exoplanetas: em busca de “novos mundos”, ministrada por Janderson Muniz de Oliveira, bolsista de iniciação científica do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), possibilitou o contato com sua pesquisa. 

Janderson expôs as características desses planetas descobertos fora do sistema solar, assim como os diversos meios utilizados para detecção dele. Ressaltou que a pesquisa é importante para entender melhor a evolução dos planetas, buscando respostas do que pode acontecer em corpos celestes em diferentes estágios, além da busca inquietante de planetas em condições semelhantes à Terra. Com um caráter menos técnico, os participantes foram introduzidos à produção da pesquisa astronômica de relevância internacional desenvolvida no país. 

Um dos participantes, Marcos Antônio, estudante de Meio Ambiente no Instituto Federal de Alagoas, foi atraído para a palestra pelo interesse em astronomia. “É uma área que eu gosto muito, é um tema que deveria ser mais pesquisado também. Principalmente essa parte de planetas que ainda podem ser descobertos, semelhantes à Terra”, comentou. O estudante também contou que a partir dessa palestra ficou motivado a pesquisar mais sobre o assunto. 

Segundo Janderson, um dos objetivos era atingir essas pessoas que ainda não tinham contato com o tema. “Eu tentei ser introdutório para não trazer questões muito técnicas que talvez não fizessem sentido ali. Busquei ser o mais abrangente possível para trazer o máximo que eu conseguisse de informação sobre esses objetos” disse, e completou: “Poder falar isso para o público em geralé muito gratificante. Até pra mostrar que o Brasil produz muita pesquisa importante nessa área de astronomia e tem instrumentos que estão, hoje, a nível mundial, sendo os melhores. Também permite mostrar para os jovens que dá pra acreditar sim no país, que nós temos muito a oferecer. E espero que se alguém ali tenha interesse, eu só colabore!”. 

O ministrante faz parte da pesquisa sobre o trânsito de Exoplanetas do LNA, que através da observação, melhora e caracteriza as informações captadas no observatório Pico dos Dias, em Minas Gerais (MG). Janderson explica que sua pesquisa busca desenvolver ferramentas para acompanhar os trânsitos de modo mais eficiente. “Através dessas ferramentas, conseguimos obter os parâmetros orbitais do planeta. Conseguimos obter o raio, a massa e, quando a gente combina essas informações com outras informações disponíveis na literatura, a gente consegue determinar se esse planeta está mais próximo ou mais distante da estrela”, explicou. 

Os trabalhos desenvolvidos pela equipe LNA podem ser acompanhados no site do laborátorio.