Conferência apresenta dados que favorecem navegantes no Brasil

A Marinha do Brasil realizou conferência e explicou a sua contribuição para a segurança dos navegantes em águas jurisdicionais Brasileiras
Por Shara Elaine - estudante de Relações Públicas
28/07/2018 10h29 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Mesa sobre contribuição da Marinha para segurança dos navegantes

A conferência Contribuição do sistema de previsão ambiental da Marinha do Brasil para a segurança dos navegantes nas águas jurisdicionais brasileiras teve à frente a Primeira-Tenente (RM2-T) Andressa D'Agostini Silva, e foi apresentada pelo vice-reitor da Universidade Federal de Alagoas, José Vieira Cruz.

A conferência apontou assuntos relacionados ao funcionamento de coleta de dados referentes às previsões de ventos e marés em regiões brasileiras,objetivando reduzir possíveis problemas de acidentes com navegantes em pequenas e grandes embarcações; e ainda a apresentação de modelos de mecanismos utilizados pela Marinha para cooperação de salvamentos.

Silva salientou que a Marinha possui um modelo oceanográfico, o hycom, que tem um diferencial: é o único que permite uma simulação de dados e informações pertinentes ao comportamento das correntes do mar. Esse modelo é uma cooperação entre Marinha do Brasil, Petrobras e algumas universidades como Ufba e UFRJ.

Através de mecanismos como o hycom foi possível colaborar nas olimpíadas de Athenas em 2004, assessorando esportes náuticos, como a vela, coletando previsões de ondas e ventos atuantes, e passando essas informações por meio de um briefing para as comissões e os atletas.

Em casos de busca e salvamento, houve a cooperação da Marinha quando encontraram os destroços do Air France, em 2011; onde as informações das correntes marítimas foram pertinentes para que houvesse direcionamento e precisão para orientar os navios na busca desses destroços. Também mencionou a colaboração da Marinha no naufrágio em Itaguaí, este ano; e ainda no caso do submarino argentino que desapareceu no final do ano passado.

Com o objetivo de nortear os navegantes as informações referentes aos ventos e marés são geradas e enviadas via satélite para que os navegadores marítimos tenham acesso; podendo ser enviadas via rádio quando solicitadas pelos mesmos, ou por meio do aplicativo Boletim ao Mar. Com essas informações é possível programar as viagens ou até mesmo procurar o porto mais próximo em caso de navegar em região de área brava.