Cineclube Théo exibe “Monstro que nada” e “Bumba meu Jaraguá”

Os curtas fazem críticas sociais relacionadas ao meio ambiente e patrimônio histórico
Por Anna Sales – estudante de Jornalismo
30/07/2018 08h42 - Atualizado em 30/07/2018 às 09h44
Arte de divulgação

Na próxima terça-feira (31), às 14h, vai acontecer mais uma edição do CineClube Théo. Dessa vez, os filmes exibidos serão Monstro que nada, com a temática da poluição ambiental, mostrando a destruição do Riacho Salgadinho e Bumba meu Jaraguá, que dialoga sobre o abandono e a falta de significado do bairro de Jaraguá para a população maceioense. A sessão será no auditório do Museu Théo Brandão.

Misturando ficção e realidade, o curta Monstro que nada começa mostrando como era o Salgadinho antigamente, com peixes, lavadeiras e sem sinal de poluição. Atualmente, as imagens revelam o oposto do que está sendo dito sobre o passado. Há também uma crítica aos governantes e à população que esqueceram daquele local e contribuíram para a degradação ambiental, além de outras críticas sociais. De acordo com o filme, o monstro é a metáfora para uma sociedade em decadência, que esconde tudo que lhe parece feio e desagradável de se ver.

Imagens que mostram um vazio, falas que nos colocam no contexto histórico. É assim que o documentário Bumba meu Jaraguá retrata o descaso com o patrimônio histórico do bairro de Jaraguá, com seus prédios em situação de abandono e a falta de moradores. O local foi um importante ponto de partida para o crescimento de Maceió, mas hoje, a população não se sente mais parte integrante da história deste lugar.

Após a sessão, haverá um debate acerca da temática dos filmes com Fabbio Cassiano, que é um dos diretores de Monstro que nada. Além de ser graduado em História pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), participou da criação coletiva dos micro-curtas de um minuto: Filme do filme, Roupa qualquer e Com-posição (2016).

A mesa também terá a participação de Roseane Monteiro e Jéssica Conceição, produtoras do documentário Bumba meu Jaraguá. Roseane Monteiro é bacharel e mestra em História pela Ufal, assinou coletivamente o filme Onde você mora? (2017) e lecionou para os alunos do curso de Operador de Câmera as disciplinas de Expressão e Linguagem do Cinema e Roteiro. Jéssica Conceição é graduada em Geografia pela Ufal e participou coletivamente dos filmes As melhores noites de Veroni (2017), Onde você mora? (2017) e Angelita (2016), além de ter feito fotografia e pesquisa no projeto de Inventário e salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas.

O projeto Cineclube Théo acontece na última semana do mês, com o objetivo de “abordar temas contemporâneos, sempre trazendo convidados para discutir esses assuntos”, explicou Iraci Oliveira, do Núcleo de Ação Educativa e Pesquisa do MTB. O evento é aberto ao público. A classificação etária indicativa é livre.

O que: Cineclube Théo: - Filme Monstro que nada e Bumba meu Jaraguá

Quando: 31 de julho

Onde: Auditório do Museu Théo Brandão (Av. da Paz, 1490, Centro, Maceió – Alagoas)