Atividades da ExpoQuímica movimentam Mostra Interativa Universitária

Espaço da SBPC Jovem fomenta curiosidade pela Ciência
Por Thalis Firmino, estudante de Jornalismo
26/07/2018 15h45 - Atualizado em 26/07/2018 às 15h44
Grupo de Química responsável pela atividade Bolhas de Sabão (Fotos: Thalis Firmino)

Na manhã de hoje (26) diversos estudantes da Educação Básica tiveram a oportunidade de observar experiências químicas no estande da Mostra Interativa Universitária. Ao todo, dez projetos foram exibidos e o objetivo das equipes responsáveis é incentivar o desejo pela Ciência, pesquisa e realização de experimentos científicos na infância e adolescência.

Para Daniele Stefani, estudante de licenciatura em Química da Ufal do Campus de Arapiraca e expositora das Bolhas de Sabão Gigantes (Expoquímica), a SBPC Jovem é um evento extremamente significativo que soma para vida profissional e acadêmica dos professores e alunos pesquisadores. Além disso, a universitária ressalta que essa é uma forma interessante de mostrar o curso e a proximidade desses estudos ao cotidiano. “Sabemos que todo mundo gosta de brincar com bolhas de sabão pois é uma proposta interativa, divertida e que também educa. Através dessa ação, nosso grupo apresenta os conceitos da área e mostra a química através das ações do dia a dia”, disse.

O colaboradora da ONG Manda Ver, Milane Barbosa, que atua prestando serviços e assistência social aos moradores do bairro do Vergel, em Maceió, trouxe uma turma de 50 crianças e contou que esse foi o primeiro contato dos membros com a experimento prático da química ressaltando, ainda, sua satisfação em participar da SBPC Jovem: “A SBPC é um grande incentivo, nós estamos aproveitando ao máximo e aqui eles exploram a criatividade e percebem que podem ser essas pessoas, ou seja, os cientistas do futuro”, enfatizou.

A Mostra segue até o dia 28 de julho nos horários da manhã e tarde. A programação completa pode ser consultada aqui.