Festejos juninos no NDI marcam encerramento de projeto

'Entre na Roda' envolveu familiares das crianças e todos os setores do Núcleo de Desenvolvimento Infantil na apresentação
Por Diana Monteiro - jornalista
25/06/2018 10h05 - Atualizado em 26/06/2018 às 12h27
Todos entraram na roda para festejar o projeto do NDI

Comemorar a concretização de um projeto aliando animação à sua finalidade, que é de resgatar a cultura popular nordestina e de aproximação das famílias às vivências das crianças, marca mais uma etapa de um trabalho exitoso implantado pelo Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), da Universidade Federal de Alagoas: o Projeto Entre na Roda, cuja culminância transcorreu na tarde da última quinta-feira (21).

Ao som do forró, xaxado, xote e baião, integrando as crianças às famílias e aos servidores do Núcleo, o projeto foi pensado para ter apresentação em pleno período das comemorações juninas com ambientação que retrata as típicas festividades. A atividade contemplou as 92 crianças do NDI, do maternal ao segundo período, com faixa etária de dois anos a cinco anos e 11 meses, proporcionando interações e brincadeiras priorizadas por meio de experiências, como as de roda, que reforçam o nome da ação educativa, pedagógica e cultural.

“Nesse sentido, o projeto inova ao convidar as famílias a entrarem na brincadeira durante a culminância. O Entre na Roda também aborda as xilogravuras, brincadeiras populares, comidas típícas e trabalhos relacionados às artes”, frisou a professora Meiriane Ferreira, coordenadora do projeto e do NDI. Ela destaca também a importância da participação das famílias no decorrer de todo andamento do projeto visando a familiarização delas. Integram também a equipe responsável pelo projeto as técnicas em assuntos educacionais Andressa Sabino e Thaís Teles.

Atividade pedagógica

Meiriane reforça que o projeto propiciou, por meio das interações e brincadeiras de roda, o estreitamento de laços entre as crianças e seus respectivos familiares, os profissionais do NDI, e outros grupos de crianças, tornando-se uma culminância coletiva. E completou:

“O projeto também proporcionou a desconstrução das práticas escolares comuns de priorizarem as apresentações geralmente realizadas pelas crianças para que demonstrem aos familiares no dia da festividade escolar. Compreendemos que tais atividades têm contribuído minimamente com o desenvolvimento das crianças, uma vez que parte do pressuposto do ensaio, da exaltação de movimentos repetidos que não aceitam a possibilidade do erro, negando a expressão própria da criança que se dá por meio do brincar”, enfatizou.

Outra importância do Entre na Roda, segundo Meiriane, consiste em mais uma experiência que faz parte do cotidiano da criança: "O projeto oportunizou que as crianças conhecessem cantigas, levando-as à execução da dança interagindo com seus pares de modo brincante”.  Também fizeram parte da programação um bazar aberto à comunidade, viabilizado por doações com valores acessíveis de peças e objetos, de R$ 1 a R$ 10, sorteio de balaios e lanche coletivo.

Para a festividade junina do NDI, além dos terceirizados, a equipe contou com servidores da Ufal: Aline Ferreira, Idnelma Rocha, Meiriane Bezerra, Maria Guerra e Dione Albuquerque. E da Secretaria Municipal da Educação de Maceió: Fábio Soares, Charllane Assis (responsável pela decoração), Ana Paula Pontes, Maria Betânia Oliveira, Jalma Santos, Polyana Amorim, Mary Rose Oliveira, Maria das Neves Lima, Tays Ferreira e Maria Mônica Lira. Christiane Almeida, Elisabete Oliveira, Edjane dos Santos, Miriely da Silva, Priscila Deodato e Reinaldo Lima, do NDI, também integraram a equipe.

NDI

O Núcleo de Desenvolvimento Infantil da Ufal é um espaço educativo destinado a filhos de servidores, de estudantes e de pais que residem nas comunidades circunvizinhas ao Campus A. C. Simões, com 60% das vagas para a comunidade universitária e as demais para a externa. É dotado de 42 servidores compondo uma equipe multidisciplinar, formada por pedagogos, psicólogo, nutricionista, técnico em enfermagem, professores e auxiliares vinculados à instituição e à Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed).

O NDI tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento integral da criança considerando os aspectos físico, emocional, cognitivo e social em complementação à ação da família e funciona em período integral, das 7h30 às 17 h. Mais informações pelo telefone: 3214 -1109.