SBPC: Ultima sexta-feira de maio foi marcada por reuniões com órgãos apoiadores

Os encontros aconteceram em dois momentos, ambos no período da manhã, às 9h30 na Secti e às 11h30 na Imprensa Oficial Graciliano Ramos

29/05/2018 09h33 - Atualizado em 30/05/2018 às 10h38

Cintia Calheiros – Jornalista colaboradora

Na manhã da última sexta-feira (25), o vice-reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e coordenador-geral local da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), professor José Vieira da Cruz, reuniu-se com o secretário da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Rogério Pinheiro, e com o presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Dagoberto Omena, com intuito de alinhar os preparativos para a chegada do evento, que acontece em julho.

A primeira reunião foi realizada na Secti, no Jaraguá, com a presença do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes, da representante da comissão executiva local da SBPC, professora Eliana Almeida, e do gerente de projetos, Antônio Medeiros.

O encontro propiciou tratativas nos assuntos pertinentes ao apoio da secretaria para a realização da Reunião Anual, e foi sugerida uma homenagem a algum cientista de projeção nacional durante a programação do evento. A proposta é a indicação das personalidades no âmbito científico elencados pela Fapeal, Secti e Ufal. O homenageado será escolhido pelos participantes da SBPC por meio de enquete.

“A SBPC é um evento que deve ter a atenção de todos pela importância que representa para a sociedade, então a união entre Ufal, Secti, Fapeal e todos os organismos do Estado é extremamente importante. Estaremos todos juntos no sentido de promover da melhor maneira possível esse evento em Alagoas”, destacou o secretário Rogério Pinheiro.

Num segundo momento, a comissão executiva local da SBPC foi recebida pelo presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Dagoberto Omena, que sinalizou o apoio para a realização do evento. Além disso, foi prometido que a coleção de livros da Edufal ficará pronta antes da semana da SBPC Alagoas. Logo, os participantes terão a oportunidade de adquirir obras recém-lançadas.

Sobre a Reunião Anual

A 70ª reunião da SBPC acontece na Universidade Federal de Alagoas, pela primeira vez, e terá como tema Ciência, Responsabilidade Social e Soberania. Lembrando que a participação é gratuita. A inscrição somente é necessária para quem quiser frequentar um minicurso ou ainda obter o certificado de participação geral e o material do evento.

A programação científica será composta por conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e a sessão de pôsteres, que inclui a Jornada Nacional de Iniciação Científica. Também serão realizadas outras atividades, como a SBPC Inovação, SBPC Afro e Indígena, SBPC Educação, SBPC Cultural, SBPC Jovem, ExpoT&C, e o Dia da Família na Ciência.