Escola Técnica de Artes da Ufal promove encontro de saxofonistas

Evento tem parceria das escolas de música da UFRN e do Paraná e do Ifal Campus Maceió

15/05/2018 17h31 - Atualizado em 16/05/2018 às 16h39

Simoneide Araújo - jornalista colaboradora

O 2º Encontro Alagoano de Saxofonistas começa nesta quarta-feira, dia 16, e vai até 18 de maio, no Espaço Cultural, na Praça Sinimbu. Será um evento de extensão realizado pela Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas em parceria com a Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) e o Instituto Federal de Alagoas, Campus Maceió.

As atividades acontecem das 9h às 12h e das 14h às 19h, mas, no dia 17, também haverá o show de Anderson Pessoa, da UFRN, e do Clube do Jazz, no Rex Bar, em Jaraguá, às 21h. O Clube do Jazz  foi criado pelo músico Felix Baigon e a proposta é executar músicas do repertório clássico do Jazz e da Bossa Nova, com ênfase na improvisação sobre temas de Miles Davis, Herbie Hancock, Chick Corea, Thelonius Monk, Tom Jobim, Baden-Powell, Hermeto Pascoal, entre outros.

Um dos convidados do evento, o Clube do Jazz tem a seguinte formação: Felix Baigon (contrabaixo), Jarlandson Araújo (bateria), Jiuliano Gomes (teclados), Jailson Britto (saxofone tenor).

Dia 16

Das 9h às 12h haverá ensaio do Grupo de Saxofone da Ufal e o professor Rodrigo Capistrano, da Embap, na Sala da Orquestra. Das 14h às 17h, Capistrano estará de volta com master class, na sala 2. Às 18h tem concerto da Banda de Sax da UFRN e, às 19h, show com a banda LP Musical, de Maceió. Essas duas atividades acontecerão na Sala 11 do espaço Cultural.

Dia 17

A primeira atividade do dia será o ensaio do Grupo de Saxofone da Ufal e Capistrano, na Sala da Orquestra. À tarde, Capistrano vai ministrar oficina de jazz e improvisação. Às 18h, na Sala 11, terá concerto com Duo Dessoles Marochi, da Ufal, e, às 21h, show no Rex Bar com Anderson Pessoa e Clube do Jazz.

Dia 18

As atividades começam com ensaio do Grupo de Saxofone da Ufal e Capistrano. À tarde tem oficina com o músico Elizaubo Wandemberguer. O encerramento do evento, será com o concerto Grupo de Saxofone da Ufal e Rodrigo Capistrano, a partir das 18h.

Sax e piano

O Duo Dessoles Marochi é um grupo formado por professores de música da Escola Técnica de Artes da UFAL. Kleber Dessoles, no saxofone, e Mario marochi, no piano, buscam pesquisar, desenvolver e divulgar o repertório de música de concerto e difundir o trabalho de performance dos docentes envolvidos com a comunidade acadêmica e o público em geral. O Duo pretende estreitar a relação entre o público e sua produção artística por meio de recitais gratuitos.

Kleber Dessoles iniciou suas experiências musicais aos 11 anos de idade, em Serra Negra do Norte-RN, sua cidade natal. É professor de Saxofone e Clarineta da ETA, com mestrado em música pela Escola de Música da UFRN. Ele atua como performer e camarista em divrsas formações musicais.

Mario Marochi, radicado em Maceió desde 2010, é professor da ETA e, atualmente, exerce intensa atividade pedagógica e didática tanto no ensino quanto na performance. Foi premiado com o primeiro lugar no concurso de piano Rosa Mística, no Texas-EUA. Os pontos principais do seu trabalho é a criação da uma escola de piano no Estado de Alagoas e a divulgação do repertório pianístico, não só para piano solo, mas também para música de câmara e orquestra.

O quê: 2º Encontro Alagoano de Saxofonistas
Quando: de 16 a 18 de maio de 2018
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 19h
Onde: Espaço Cultural Salomão de Barros Lima, Praça Sinimbu, Centro, Maceió - AL