Batuque: Empresa Jr de Design é destaque no cenário nacional

Tocada por estudantes, Batuque superou meta anual em menos de seis meses

28/05/2018 09h37 - Atualizado em 29/05/2018 às 10h09
Equipe Batuque 2018

Cairo Martins - estagiário de Jornalismo

A iniciativa estudantil voltada ao empreendedorismo alagoano tem gerado grandes surpresas. Esse é o sentimento causado pela Batuque, Empresa Jr de Design da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A EJ é a primeira na área a alcançar título de federada dentro do Movimento Empresa Júnior (MEJ) em Alagoas. Em menos de seis meses de federação a Empresa conquistou reconhecimento no setor alagoano e nacional, sendo a primeira das 12 empresas federadas do Estado a receber o título de alto crescimento..

O amadurecimento em tempo recorde foi motivo de comemoração pelos estudantes. “Maravilhoso ver a evolução que nós tivemos nos últimos meses, uma evolução rápida com grande crescimento em pouco tempo. As EJs costumam subir de Cluster (nível) em um tempo bem maior, nós subimos de cluster em menos de 6 meses de federação, foi uma surpresa muito grande para nós e para Fejea”, relatou a diretora-presidente da Batuque, Thays Oliveira.

Rafael Vasconcelos, presidente-executivo da Fejea, conta da felicidade e o orgulho em ver a Batuque com tamanho resultado. “Isso demonstra o compromisso dos membros com o propósito do movimento e a vontade de aprender e impactar mais, e principalmente, demonstra quão estão alinhados com a missão do MEJ”, destacou.

Thays participa da Batuque desde 2016, e hoje, ocupando a presidência, saúda a transformação da equipe. “Ser presidente da Batuque tem sido uma experiência maravilhosa, principalmente porque eu participei do processo de criação da Empresa e ver como eles (membros) estão crescendo como profissionais é fascinante”, revela a estudante.

Entre 27 e 29 de julho, os estudantes irão participar do Encontro Alagoano de Empresários Juniores (Almej), onde, possivelmente, receberão o reconhecimento pelas metas alcançadas em tempo recorde. Na ocasião, também vão representar o curso de Design da Ufal, fortalecendo a área. “O pessoal está bem animado para o evento, pois vamos comemorar o alcance das metas, além de representar o Design perante os empresários juniores alagoanos”, conta a presidente. A EJ volta a representar Alagoas no Encontro Nacional de Empresas Juniores (Enej), de 29 de agosto a 1º de setembro.

A empresa foi a primeira a alcançar o reconhecimento de Alto Crescimento em Alagoas, sendo considerada uma EJ Top 3 a nível Brasil. “Quando uma EJ atinge o Alto Crescimento quer dizer que ela vendeu mais em projetos e faturamento do que o ano anterior, e nós conseguimos alcançar essa meta em 4 meses”, declara Thays. O faturamento adquirido com os projetos é voltado para a manutenção da EJ e capacitação dos seus membros.

“Mesmo sendo uma EJ recente, a Batuque já começou seu primeiro ano de federação no Cluster 2, o que é bem inédito. O que significa que a Empresa já tem uma maior maturidade”, frisa Matheus Amorim, diretor de Desenvolvimento da Rede Brasil.

“A Batuque é inovadora por ser a primeira empresa júnior de Design de Alagoas e seus resultados são vistos por todo o Brasil e, com isso, comprovamos o potencial empreendedor do nosso Estado”, enfatiza Rafael Vasconcelos. E reitera: “Eles são um exemplo a ser seguido por outras empresas juniores e por outros universitários, pois seu alto crescimento significa que alunos colocaram em prática os conhecimentos da sala de aula na forma de projetos para clientes reais, que por sua vez, foram impactados com uma solução para seu negócio”.

Projetos

Atualmente, a Batuque trabalha com três tipos de projetos em diferentes áreas: Design de Interiores, onde são feitas ambientações residenciais, comerciais e corporativas além prestar consultoria nesse segmento; design gráfico com criação de marcas, identidade visual, material de papelaria para empresas e peças gráficas para sinalização e redes sociais; e design de produtos na concepção de móveis e objetos no geral.

Brasil Júnior

A Confederação Brasileira de Empresas Juniores é a instância que representa e potencializa o Movimento Empresa Júnior (MEJ) em nível nacional, e trabalha em conjunto com as federações nos estados para que as empresas juniores (EJs) realizem mais e melhores projetos, visando a formação de empreendedores comprometidos e capazes de transformar nosso país por meio da vivência empresarial.

Fejea

É a federação que trabalha para representar e potencializar o MEJ no estado de Alagoas, formada por 12 empresas juniores presentes em Maceió, Rio Largo, Arapiraca, Palmeira dos Índios e Delmiro Gouveia. Desenvolve produtos e eventos para uma rede de empresários juniores e busca inserir e representar o MEJ dentro do ecossistema empreendedor do Estado.

Conheça mais sobre a equipe da EJ em anexo.