Workshop debate cuidados em obstetrícia e neonatologia no HU

Evento reuniu estudantes, professores e profissionais da Ufal e do hospital

27/04/2018 13h10 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Humerto Belmiro Chaves discutiu o diagnóstico e o plano de ação para 2018

Klebson Candido - estagiário de Relações Públicas

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) realizou o workshop Apice On - Assistência ao Parto e Nascimento Baseado em Evidências Científicas. O momento, realizado na última quarta-feira (25) discutiu a atenção e o cuidado no parto e nascimento, planejamento reprodutivo pós-parto e pós-aborto, além de atenção às mulheres em situações de violência sexual.

A programação partiu do projeto Apice On - Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia, desenvolvido em 96 hospitais universitários e de ensino  no Brasil. Foram apresentadas, ainda, as boas práticas obstétricas e neonatais preconizadas pelo projeto.

O médico obstetra Humberto Belmino Chaves defendeu que os profissionais de saúde devem considerar aspectos sociais, psicológicos e familiares de cada mulher. “Não podemos esquecer que o parto é um evento natural, fisiológico, porém sua evolução e desfecho são imprevisíveis. Por isso, aspectos diversos que antecedem a gravidez devem ser considerados para auxiliar na escolha do momento certo para engravidar”, falou.

Hospitais de ensino alinham a atenção à saúde com a educação e auxiliam na formação profissional de estudantes. “A vivência que estudantes têm nesse ambiente é diferente, o cotidiano, a quantidade de pessoas que circulam e como é ensinado e aprendido é fundamental para a formação”, afirmou Analia Puppo, psicóloga da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).