Universidade lamenta morte da professora Fátima de Brito

Fátima no lançamento de seu livro  “Caderno de Modinhas”, em 2013. Foto: Adufal

Fátima no lançamento de seu livro “Caderno de Modinhas”, em 2013. Foto: Adufal

Ascom Ufal

É com profundo pesar que a Universidade Federal de Alagoas comunica o falecimento da professora Fátima de Brito. O velório ocorrerá hoje (26), por volta das 16h, no Campo Santo Parque das Flores. Após a cerimônia, o corpo será encaminhado para Natal, no Rio Grande do Norte. A instituição manifesta solidariedade aos familiares e amigos, além de lamentar a irreparável perda para a educação em música.

Docente fez história no ensino de música no Nordeste

Nascida em Natal e radicada em Maceió, Maria de Fátima de Brito é considerada uma das grandes vozes de Alagoas. Cantora, compositora e professora de canto, foi referência no ensino musical em todo Nordeste. Ela fez parte da primeira equipe de professores de música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Posteriormente, foi convidada para organizar um curso em Maceió, onde fixou residência. Fátima, que passou a integrar o corpo docente de Música da Ufal em 1983, gravou diversos discos e lançou, em 2013, o livro “Caderno de Modinhas”, com a transcrição de oito peças musicais do cancioneiro popular.