Ufal participa de projeto para cooperação técnica com Universidade de Évora

Cartas de intenções também foram assinadas pela prefeitura de Penedo e Iphan

05/04/2018 14h34 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Da esquerda para direita: Vereador de Évora, Eduardo Luciano, Mário Aluízio (IPHAN), Marcius Beltrão (Prefeito de Penedo), Carlos Pinto de Sá (Presidente da Câmara de Évora – Equivale a prefeito no Brasil) e as professoras da Universidade de Évora, Izabel Bezelga e Assunção Folque

Ascom Prefeitura de Penedo

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) faz parte de um projeto para instituir programas de cooperação técnica nas áreas de Patrimônio, Cultura, Artes e Educação com a Universidade de Évora. Cartas de intenções foram assinadas nesta quarta-feira (4) durante agenda do prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, em Portugal. Ele se reuniu com diretores daquela universidade, membros da Câmara de Governo e o superintende em Alagoas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Mário Aluízio.

Com notório reconhecimento no meio acadêmico, pela atuação em pesquisas nas áreas dos saberes, a Universidade de Évora, ao lado da Câmara Municipal (Prefeitura no Brasil) possuem interesses em desenvolver projetos e a partilha de experiências e boas práticas do patrimônio cultural, material e imaterial de ambas as cidades históricas.

“A ideia é que o projeto possa unir educação, patrimônio, arte e cultura. O patrimônio só faz sentido se estiver vida envolvida. Essa é a nossa perspectiva. Vamos usar todos para dar vida e as crianças são primordiais neste projeto. Ninguém é capaz de resistir a um grupo entusiasmado em função do que estão conhecendo. As crianças e jovens precisam estar inseridos, se apropriarem e fazer parte de tudo que o conhecimento pode proporcionar”, explicou a professora da Universidade de Évora e responsável técnica do projeto, Izabel Bezelga.

Universidade de Évora

A Universidade de Évora (1559) foi a segunda universidade a ser fundada em Portugal, logo após a de Coimbra (1537), diante da necessidade de uma que atendesse o sul do país. A ideia original de criação foi de D. João III. Porém, coube ao Cardeal D. Henrique a sua concretização. Com a anuência do Papa Paulo IV,  foi criada em abril de 1559 a nova Universidade, com direito a lecionar todas as matérias, exceto a Medicina, o Direito Civil e a parte contenciosa do Direito Canônico.

A inauguração solene decorreu no dia 1º de novembro desse mesmo ano. Ainda hoje, neste dia se comemora o aniversário da Universidade de Évora, com a cerimônia da abertura do ano acadêmico. Atualmente a Universidade de Évora possui quatro departamentos com 25 graduações. Além da oferta de pós-graduação, mestrado e doutorado.