Portal do Governo Brasileiro

Rosa Maria Piatti mostra sua fase intimista na Pinacoteca

A mostra com obras viscerais abre a pauta anual de 2018 do museu de arte contemporânea da Ufal
25/04/2018 às 10h19 - Atualizado em 02/05/2018 às 13h50
context/imageCaption

Arte de divulgação

Ascom Ufal

A Pinacoteca Universitária apresenta no dia 26 de abril, às 20h, a abertura da exposição Perspectiva de Mim, de Rosa Maria Piatti. A artista, convidada para dar início à pauta anual de exposições, traz pela primeira vez uma mostra individual aos salões do museu, onde revela a sua libertação pessoal por meio da arte, como um resgate à essência conceitual.

Com curadoria assinada por Rogério Gomes e Rafael Almeida, a mostra compõe mais de 20 obras, entre pinturas e instalação, que foram realizadas em diversos suportes, como lona, tela, porcelana e madeira; as quais reúnem técnicas mistas que incluem acrílica sobre tela, estruturas aramadas e bordado, que potencializam a perspectiva de profundidade das obras.

Desse modo, a artista exibe formas com referências construtivistas e abstracionistas, além de usar cores primitivas que remetem à catarse humana. O descompromisso com a simetria indica sua espontaneidade com as formas. “Rosa Piatti parte a procura da verdade preponderantemente autoral. Impõe, a si mesma, precisão conceitual e linguagem plástica inventiva, superando o fazer cartesiano, infundindo expressivo e voluntário traço livre, desvinculado da rigidez matemática”, afirma Rogério Gomes.

“Esta exposição representa um momento importante na carreira de Rosa Piatti. Dona de uma trajetória consolidada, ao longo dos anos, conseguiu construir uma linguagem universal. Sua atual fase é visceral, carregada de fortes sentimentos e representa um mergulho no íntimo. Na mostra, a artista se desprende de todas as amarras, rasga, costura, entrelaça, e retira todas as camadas de seu universo particular, num ritmo que remete ao próprio ciclo da vida”, disse Rafael Almeida.

A artista alagoana é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas. Participou de mostras individuais e coletivas no Brasil, Itália e Portugal, inclusive algumas na própria Pinacoteca, a exemplo de Olhar Alagoas, em 1999, Acervo Pina: Artistas Alagoanas – Ontem e hoje, e Horizontes – Arte Contemporânea de Alagoas, ambas em 2017.

“Rosa Piatti, artista convidada deste ano, nos oferece seu momento, a perspectiva de uma artista sempre buscando o caminho da expressão de emoções e sentimentos explodindo em cores e formas. Somos gratos por isto”, disse Christina Cavalcanti, coordenadora da instituição.

A mostra permanece nos salões do museu de arte contemporânea até o dia 13 de junho, aberta para visitação de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30.