Primeira parte do Complexo Esportivo da Ufal é inaugurada com anúncio de mais investimentos

Reitora Valéria Correia destacou a importância do apoio da bancada alagoana na liberação de verbas

20/04/2018 18h57 - Atualizado em 25/04/2018 às 11h46
Autoridades reunidas na inauguração da primeira etapa do Complexo Esportivo

Lenilda Luna - jornalista

A inauguração da primeira parte do Complexo Esportivo  do Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) aconteceu na tarde desta sexta-feira (20), reunindo integrantes da comunidade universitária, representantes de federações esportivas e atletas alagoanos. Do empreendimento de 49 mil m², orçado em  R$ 25,9 milhões, foram entregues a reforma do Ginásio Esportivo e as piscinas olímpica e paralímpica.

Entre as autoridades presentes, a tenista alagoana Marina Tavares, integrante da equipe do Ministério do Esporte, representou o ministro Leandro Cruz; a secretária estadual de Esporte, Cláudia Petuba, representou o governador Renan Filho; da bancada federal alagoana, estavam presentes os deputados Paulão e Marx Beltrão; a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, representou o prefeito de Maceió, Rui Palmeira.

Durante seu discurso, o vice-reitor da Ufal, José Vieira, agradeceu a presença de parceiros importantes nos eventos e projetos realizados pela Ufal, como Fábio Guedes, diretor da Fundação Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), e Gerson Maciel, vice-diretor da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes).

A diretora do Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe), professora Leonéa Santiago, ressaltou a importância da obra para a Universidade e para toda a comunidade alagoana. “Temos agora um equipamento que atende aos padrões técnicos internacionais exigidos pela entidades esportivas, que vai ser fundamental para o processo de formação de docentes, profissionais e atletas, e também estará à serviço da comunidade”, destacou Leonéa.

A reitora Valéria Correia enfatizou a importância social do Complexo Esportivo. “Na perspectiva de uma Universidade socialmente referenciada, vamos avançando, apesar das dificuldades financeiras, para consolidar projetos que atendam à comunidade universitária e ao povo alagoano. Aqui, vamos realizar várias atividades conjuntas com os poderes públicos e entidades parceiras, com o objetivo de contribuir para a inclusão social por meio do esporte”, destacou a reitora

Parcerias e mais recursos

Ao final da solenidade, foi celebrado o termo de colaboração entre a Ufal e a Secretaria de Estado do Esporte para realização de atividades esportivas voltadas para os moradores da parte alta de Maceió e municípios próximos. “O programa Na Base do Esporte é um programa social do Governo de Alagoas, que seleciona parceiros por meio de chamada pública para realizar atividades esportivas voltadas para a comunidade. Agora que estamos ampliando as ações para essa parte da cidade, podemos contar com esse espaço grandioso que está sendo oferecido pela Ufal”, declarou a secretária Cláudia Petuba.

O anúncio de mais recursos para as obras em andamento na Ufal foi feito pelo deputado federal Marx Beltrão, que foi homenageado pela reitora durante a solenidade, pelo apoio que prestou ao projeto do Complexo Esportivo, quando era Ministro do Turismo, e continua colaborando como parlamentar da bancada alagoana. “É fundamental esse engajamento dos deputados da bancada alagoana que estão possibilitando a liberação de verbas para a continuidade das obras da Ufal, mesmo em tempos difíceis, com cortes no orçamento”, agradeceu Valéria Correia.

Entre as recursos financeiros garantidos por intermédio da bancada federal, o deputado federal Marx Beltrão anunciou a liberação de cerca de R$ 300 mil para a compra de equipamentos que serão utilizados na UTI Neonatal do Hospital Universitário, um investimento de R$ 5 milhões para a subestação que vai melhorar a qualidade da energia elétrica na Universidade e nos municípios vizinhos,  além de R$ 2 milhões para investir na qualificação dos laboratórios da Ufal. “A gestão da reitora Valéria é muito responsável na aplicação dos recursos e vamos continuar nesse trabalho conjunto para beneficiar os estudantes da Ufal e a comunidade alagoana”, disse o parlamentar

Outros recursos que estão em fase de liberação vão beneficiar o Curso de Energias Renováveis, com a construção do novo prédio, orçado em cerca de R$ 2,5 milhões, além de recursos para a restauração do Museu Théo Brandão. “Mas a novidade que será anunciada pelo Ministério da Educação, na segunda-feira, em Coruripe, e já adiantamos aqui, é a verba para a construção do Campus de Penedo da Ufal, com a liberação de R$  7,5 milhões. Estou muito feliz em poder anunciar esses investimentos que são importantes para o crescimento do Estado”, finalizou o parlamentar.