Curso de Teatro promove formação de oficineiros

Ação de extensão faz parte do projeto Oficinas Livres de Iniciação Teatral

25/04/2018 11h27 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05

Simoneide Araújo - jornalista colaboradora

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão Formação de Oficineiros em Teatro, voltado a estudantes e artistas dessa área. Os interessados têm até 2 de maio, de segunda a sexta, das 13h às 18h, para comparecer à sala da Coordenação da licenciatura em Teatro, no 1º andar do Espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas, na Praça Visconde de Sinimbu, em Maceió, para entrega de documentação: formulário preenchido, currículo artístico e comprovante de matrícula, quando for o caso.

Serão selecionados 20 participantes por meio de análise de currículo artístico. Os encontros acontecerão aos sábados, de 5 de maio a 14 de julho, das 9h às 12h30, no Espaço Cultural Universitário, com um total de 40 horas/aula. O curso, coordenado pelo professor Marcelo Gianini, é gratuito e faz parte do projeto Oficinas Livres de Iniciação Teatral, selecionado pelo edital do Programa Círculos Comunitários de Atividades Extensionistas (Proccaext 2018).

De cunho prático e teórico, o curso abordará temas como ação cultural, teatro na comunidade, jogo teatral, modalidades pedagógicas teatrais, processos colaborativos de criação cênica e experimentações artístico-pedagógicas. A atividade visa à capacitação pedagógica de artistas da cena para a condução de oficinas e workshops de iniciação teatral.

Gianini tem experiência de mais de 30 anos na condução de oficinas desse tipo, que resultaram em sua dissertação de mestrado João, Artur e Alice: brincando de fazer teatro na contemporaneidade, defendida em 2009, no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, da Universidade de São Paulo. O projeto terá a colaboração dos alunos bolsistas Alex Zampielly, Carlos Porfírio e Gaby Ferreira.

A formação também conta com a participação de convidados, como o professor Ivanildo Piccoli, do curso de Teatro, que compartilhará suas experiências na área como diretor cênico do projeto Fábricas de Cultura, na Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, e do ator e diretor Cleyton Alves, graduando em Teatro na Ufal, que desenvolve trabalho de conclusão de curso que analisa o processo de criação do espetáculo Édipo Rei, com alunos da Escola Julieta Pereira, do município de Paripueira-AL.

Mais informações na coordenação de Teatro ou pelo telefone 3214-1616.

O quê: curso de formação de oficineiros em teatro

Quando: aos sábados, de 5 de maio a 14 de julho, das 9h às 12h30

Onde: Espaço Cultural da Ufal, na Praça Visconde de Sinimbu