Curso de Educação Física investiga conduta inadequada de aluno em redes sociais

Direção procurou a corregedoria da universidade

28/04/2018 02h48 - Atualizado em 02/05/2018 às 12h28

Izadora Garcia – Relações Públicas

Na tarde de sexta-feira (27), a direção do instituto de Educação Física (Iefe) procurou a corregedoria para apurar a conduta inadequada de um calouro do curso. Uma vez esclarecidos os fatos, a direção decidirá sobre as medidas que serão tomadas.

O estudante em questão divulgou sem autorização, no perfil público da sua turma, uma imagem que retrata mulheres de maneira ofensiva e machista. O caso gerou repercussão na imprensa e nas redes sociais. Imediatamente, discentes, docentes e o Centro Acadêmico de Educação Física (Caefe) manifestaram repúdio à atitude.

O perfil removeu a imagem e publicou uma nota na qual “lamenta a infeliz publicação”, “repudia o ocorrido” e “reconhece a necessidade do debate elucidativo acerca do tema, visando abarcar a dignidade humana no cotidiano dos estudantes”.  A diretoria do Caefe também se manifestou, esclarecendo que “a atitude ocorreu de modo isolado e não representa os demais alunos” e que “os órgãos responsáveis foram acionados e, junto a eles, serão tomadas as providências cabíveis”.

De acordo com a diretora do Instituto de Educação Física, Leonéa Santiago, a postura do estudante é inadmissível. Segundo ela, a Universidade e o Iefe não toleram esse tipo de conduta. “Estamos abrindo um processo de sindicância para averiguar os fatos. Entretanto, mais que punir, o nosso papel é de educar. Nós formamos educadores para atuar na sociedade e quem não é educado, não pode ser educador”.

“A tônica das nossas aulas é sempre de respeito às pessoas. Nossa história de formação profissional fala sobre o nosso pensamento. A universidade tem o objetivo de transformar aqueles que aqui circundam”, finalizou.