Ufal quadruplica velocidade de internet beneficiando a comunidade acadêmica

A capacidade de conexão passou de 1 gigabit para 4 gigas
Por Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo
24/12/2018 12h35 - Atualizado em 24/12/2018 às 12h37

O acesso à internet ficou quatro vezes melhor para a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Alagoas. Com a ajuda do Núcleo de Tecnologia (NTI), o tráfego que era de 1 gigabit passou para 4 e facilita o acesso de estudantes, professores, técnicos e visitantes, já que muitas pessoas utilizam a rede simultaneamente. Todas as instituições da Rede Alagoana de Alta Velocidade (Raave) também receberam o aumento.

A Raave é a implementação do projeto Redecomep, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), na região metropolitana de Maceió. O modelo adotado baseia-se na implantação de uma infraestrutura própria de fibras ópticas voltada para as instituições de pesquisa e educação superior de forma a assegurar comunicação de alto desempenho entre os membros, saída para a rede mundial de computadores e auto sustentação.

O coordenador de Redes, Segurança e Serviços do NTI, Fabrício Carvalho, explicou que, após a atualização, a capacidade de saída da Raave para a Ufal foi quadruplicada. “O tráfego de internet de todos os membros da Raave estava limitado a 1 Gbps devido à utilização de somente um cabo na saída de internet da rede. Desta forma, apesar de todos os clientes estarem conectados a 1 Gbps, o tráfego acumulado de internet não passaria desta velocidade. Por este motivo, os comitês entraram em contato com a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) e o POP-AL (Ponto de Presença em Alagoas) a fim de dialogar sobre a possibilidade de aumentar da largura de banda para internet. A conversação resultou na adição de 3 cabos que se conectam a 1Gbps cada, cuja agregação habilitou 4 Gbps”, esclareceu o coordenador.

Segundo Carvalho, ainda existe a possibilidade de aumentar mais a banda larga da universidade. Porém, é preciso que a comunidade utilize a rede frequentemente para que haja justificativa para a expansão do serviço. “É muito importante que os usuários saibam que contamos com esta melhoria, pois é preciso difundir o uso das redes, cabeadas e sem fios, no intuito viabilizar e fomentar o crescimento dos parques de TI [Tecnologia da Informação] de cada uma das instituições e, consequentemente, prover um melhor resultado para mais usuários finais. Se chegarmos novamente ao novo limite, saturando a banda de 4 Gbps, poderemos conversar novamente sobre outra expansão, podendo alcançar 10 Gbps ou mais”, disse Fabrício.

Segundo o NTI, além da Ufal, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), a Eletrobras Distribuição Alagoas (Ceal) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), também são membros do Raave. Na Ufal, ela interliga, por meio de fibras, o Campus A. C. Simões, o Museu de História Natural, o Museu Théo Brandão, a Usina Ciência e o Espaço Cultural. Conheça mais sobre a Raave na página do NTI.