Ufal participa de comemorações dos 57 anos do Arquivo Público

Por Diana Monteiro - jornalista
18/12/2018 08h49 - Atualizado em 18/12/2018 às 12h10
Arte de divulgação

Pela passagem dos 57 anos de fundação do Arquivo Público de Alagoas (APA) começam nesta terça-feira (18) e se estendem até o dia 21 as comemorações alusivas à data, contempladas no conhecido evento Chá de Memória. A programação na terça-feira, (18), a partir das 16h, será marcada pelo lançamento de três livros na sede do Arquivo, localizada na Rua Sá e Albuquerque, bairro de Jaraguá.

Olhares de Maceió por Luiz Lavenére é uma obra que teve imagens organizadas pelo professor Gian Carlo, do curso de História da Ufal e a superintendente do Arquivo Público, Wilma Nóbrega. “As fotos, reveladas a partir dos negativos em vidro foram tiradas por Lavenére em suas andanças por Maceió. São imagens em sua maioria inéditas e raras que mostram um pouco do cotidiano maceioense. São mais de 200 fotografias, além de um artigo escrito pelo próprio Lavenére que estamos trazendo novamente para o público”, frisou o docente, também orientador da pesquisa de Wellington Gomes.

O trabalho do ex-aluno da graduação e do mestrado em História da Ufal obteve a segunda colocação no 1º Concurso de Monografia do APA e resultou no livro A busca de um novo destino. O lançamento também será nesta terça-feira, assim como o da obra intitulada Estudo sobre a construção da paisagem das praças, de Myllena Azevedo. Ela é vencedora do 1º Concurso de Monografia do Arquivo Público de Alagoas, graduada e mestre em Arquitetura também pela instituição alagoana.

Contextualizado no tema comemorativo Um Arquivo vivo e aberto ao público, a programação prossegue na quarta-feira (19) com oficina de preservação, conservação e pequenos reparos de acervos bibliográficos e arquivísticos. Nos dias 20 e 21 estão definidas visitas guiadas e palestra com o professor Edvânio Duarte, do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas. Ele e Wilma Nóbrega, falarão sobre o tema Arquivos e Bibliotecas - equipamentos culturais indispensáveis para a formação do cidadão consciente.

A semana comemorativa aos 57 anos de fundação do Arquivo Público reforça a positividade de um trabalho realizado em parceria, a exemplo do prestigiado Projeto Chá de Memória, que está na 28ª edição e sempre desperta a participação de variados segmentos sociais.