Projeto Afro-Dendê realiza oficina de arteterapia e festa para integrantes

Com foco na comunidade do Benedito Bentes 2, o projeto de extensão realiza atividades para apresentar aos jovens outras alternativas além da violência e do tráfico de drogas
Por Pedro Ivon - estagiário de Jornalismo
14/12/2018 10h39 - Atualizado em 14/12/2018 às 10h52
Projeto de extensão ajuda a fortalecer identidade negra

Será realizado, nesta sexta-feira (14), no miniauditório do Núcleo de Saúde Pública (Nusp) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Campus A.C. Simões, uma oficina de arteterapia, organizada pelo projeto de extensão Afro-Dendê: Lutando contra o racismo. A atividade acontecerá das 13h às 17h com a contribuição das arteterapeutas Quitéria Nascimento e Adriana Jardim. Voltada para grupos de jovens adolescentes e adultos moradores do Benedito Bentes 2 – Cidade Sorriso, a oficina tem como tema A construção de sonhos e lugar de pertencimento.

Um dos objetivos do projeto Afro-Dendê é ajudar no fortalecimento da identidade negra e colaborar com o respeito à cultura e intercâmbio cultural das pessoas do Benedito Bentes 2 com demais grupos e comunidade universitária. Outra finalidade é apresentar aos jovens alternativas à violência e ao tráfico de drogas, duas características fortes na região. Além das oficinas desenvolvidas, também são realizadas rodas de conversa e estratégias educacionais, uma vez que os participantes, muitas vezes jovens em situação de vulnerabilidade social, aprendem a tocar um instrumento, se apresentam e recebem apoio de várias pessoas.

Confraternização solidária

Neste último mês do ano, no dia 23, será realizada uma festa para esses jovens e adultos, às 14h na Cidade Sorriso. Para colaborar com o momento, o Afro-Dendê solicita o apoio de docentes e discentes da Faculdade de Medicina (Famed/Ufal), com doações de alimentos, brinquedos, roupas e sapatos em bom estado para uso. As doações podem ser deixadas na secretaria da Famed identificadas que são para o projeto de extensão.