Grupo de estudos discute os 50 anos do AI-5 nesta quinta

Evento contará com a participação de parentes de vítimas da repressão
Por Maykson Douglas - estudante de Jornalismo
12/12/2018 11h51
Arte de divulgação

Nesta próxima quinta-feira (13), o Grupo de Pesquisas Linguagens e Culturas Visuais do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promoverá um evento em torno dos 50 anos do Ato Institucional Número Cinco (AI-5). O encontro vai apresentar reflexões históricas e jornalísticas sobre o período. A programação da atividade, aberta ao público, contará com três sessões, a partir das 17h30 no auditório do novo prédio de Comunicação Social (COS), localizado no Campus A.C. Simões.

A primeira sessão é uma mesa intitulada Repercussões históricas pós AI-5 e contará com a participação dos professores Anderson Almeida (do curso de História), Raquel do Monte e Ricardo Barros, docentes de Jornalismo. Em seguida será apresentado o curta-metragem Manhã Cinzenta (1968), de Olney São Paulo, filme que faz alegoria aos regimes autoritários na América Latina. A exibição contará com os comentários da graduanda em Jornalismo Ariane Félix e da coordenadora do grupo de pesquisas que organiza o evento, Raquel do Monte. A mesa final, Narrativas e memórias sobre o período militar, contará com a participação de parentes de vítimas da repressão.

De acordo com a professora Raquel, o evento pretende possibilitar a reflexão sobre o período militar brasileiro a partir das narrativas construídas pela História, pelo Jornalismo e pelas famílias que atravessaram o período. “Pretendemos também discutir os impactos da promulgação do AI-5 no jornalismo e nos movimentos de resistências, atualizando a compreensão sobre censura e repressão, por exemplo”, pontua. A atividade emitirá certificado de participação com carga horária de quatro horas.

Sobre o AI-5

O Ato Institucional Número Cinco representa o endurecimento do regime ditatorial no Brasil com a institucionalização da repressão e censura. Decretado em 13 de dezembro de 1968 pelo general Augusto da Costa e Silva o AI-5 previa o fechamento do Congresso Nacional, cassação de mandatos dos parlamentares, bem como a suspensão dos direitos políticos dos cidadãos considerados ameaça ao Estado.

Programação - 13 de dezembro

17h30 - Mesa de abertura: Repercussões históricas pós AI-5

19h - Exibição de curta-metragem sobre o período militar

Roda de diálogo: Narrativas e memórias sobre o período militar