Gestão da Ufal realiza primeira reunião para discutir Fórum Popular Universitário

Evento tem objetivo de ampliar e aproximar a universidade dos movimentos sociais e sindicais
Por João Paulo Rocha - estagiário de Relações Públicas
11/12/2018 12h09 - Atualizado em 11/12/2018 às 12h56
Reunião no Gabinete Reitoral, na última sexta-feira (7)

Reunião no Gabinete Reitoral, na última sexta-feira (7)

A reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Valéria Correia convocou ao seu gabinete, na última sexta-feira (7), membros da sociedade civil organizada para debater a realização do Fórum Popular Universitário. Fizeram parte da reunião representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Movimento de Mulheres Olga Benario, Mulheres Camponesas, Central Única dos trabalhadores (CUT), dentre outros. 

O fórum, que está previsto para ocorrer na Ufal em março de 2019, tem como principal objetivo ampliar e aproximar a Universidade dos movimentos sociais e sindicais, ouvindo suas demandas e fortalecendo os laços já existentes por meio de pesquisa e extensão. 

Segundo Valéria, a proposta do evento também visa a ideia da atual Gestão sobre uma Universidade socialmente referenciada. “Uma outra Ufal é possível, e é possível como uma universidade autônoma, com pensamento crítico, socialmente referenciada e democrática. Esse é o projeto que temos trabalhado desde o início, e através do fórum, articulando e fortalecendo os laços com os movimentos sociais sindicais, nosso objetivo se torna ainda mais possível”, esclarece. 

Na reunião, ficaram definidos metas e objetivos a serem alcançados a cada encontro. Foram determinados também os principais eixos que irão compor o evento, são eles: saúde pública; arte e cultura popular; agricultura familiar, reforma agrária e meio ambiente; tecnologias sociais e mídias alternativas; educação popular e inclusão social; mulher, gênero e diversidade; e violência e segurança pública.