Ação de limpeza simbólica conscientiza comunidade a preservar o Velho Chico

Em apenas 30 minutos de atividade, mais de 55kg de lixo foram recolhidos do Rio
Por Ascom Circuito
03/12/2018 11h08 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Limpeza retirou 55kg de lixo em 30 minutos. Foto: Kamylla Feitosa

Na tarde da última quinta-feira (29), uma das ações mais importantes da programação do Circuito Penedo de Cinema, a  Limpeza Simbólica do Rio São Francisco, envolveu estudantes, turistas e a comunidade penedense. O intuito foi sensibilizar as pessoas da situação do Velho Chico, que passa pela sua maior crise hídrica.

Após assistirem as exibições da 5ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental, os alunos das turmas do 1º ao 3º ano, do curso técnico integrado em Meio Ambiente, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), integraram o mutirão em uma competição saudável de limpeza do Rio.

A professora Maira Egito acompanhou a atividade e frisa a importância de ações como essa para conscientização dos alunos e da comunidade em geral. “Nós entendemos que esse é um momento importante de sensibilização e passar por essa experiência faz parte do aprendizado tanto para a formação enquanto cidadãos, como futuros profissionais”, destacou Maira.

Nesta segunda edição da limpeza simbólica, em apenas 30 minutos, mais de 55 kg de resíduos sólidos foram recolhidos. A produtora do Circuito Penedo, Karlinne Cordeiro, responsável pela Mostra Ambiental, destaca a importância da ação. “Além da coleta de lixo, acontece também a questão da conscientização. O que assusta é que a limpeza do Rio foi feita apenas no porto das balsas, uma extensão curta, em pouco tempo para uma quantidade muito alta de lixo”, destacou a produtora.

O ato está vinculado à realização da 5ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental e contou com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), do Meros do Rio, do S.O.S Mata-atlântica, do PET Conexões e do Instituto do Meio Ambiente (IMA).

O evento

O Circuito Penedo de Cinema é realizado pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult) e pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O evento ainda é patrocinado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Prefeitura de Penedo, Sebrae e Fapeal.