Projeto de forró é lançado no Museu Théo Brandão

Parceria com o MTB vai garantir apresentações no Museu a partir de 2019
Por Jacqueline Batista - jornalista
06/11/2018 15h29
Projeto Forró no Museu

Projeto Forró no Museu

O projeto Forró Cultura Viva foi lançado no Museu Théo Brandão (MTB), com participações de trios de forró, na última quinta-feira (31). O evento é uma realização da Associação dos Forrozeiros Alagoanos (Asforral), em parceria com o MTB e a Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac). A parceria com o Museu vai incluir apresentações no espaço a partir de abril de 2019.  

A programação de abertura contou com os trios Navegantes do Forró, Tutinha do Acordeon, Lula Sabiá, Nilton do Acordeon, Irineu e banda, Afrísio Acácio e Chameguinho do Acordeon. Estiveram presentes o presidente da Fmac, Vinícius Palmeira, o representante da Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal), Cícero Farias, o administrador do Espaço Cultural Arte Pajuçara, Marcos Sampaio, entre outras personalidades do cenário cultural alagoano.  

Idealizado pela Asforral, a atividade teve inspiração no projeto Cultura na praça, de Arapiraca. De acordo com José Lessa, presidente da Associação, o projeto tem o objetivo de divulgar o forró, com apresentações itinerantes em escolas, feiras, mercados, orfanatos e espaços públicos em geral, por meio do palco móvel. O projeto também pretende levar a discussão sobre a importância do forró em Alagoas e no Nordeste, além de diferenciar as variações de ritmos, como forró e xaxado, destacar a importância de Alagoas no cenário e de cantores alagoanos, a exemplo de Jararaca. 

O projeto foi contemplado pelo edital da Fmac e incluiu quatro oficinas de zabumba e sanfona. “Construímos o palco móvel e fizemos a reciclagem de zabumbeiros e sanfoneiros. O edital também prevê 28 apresentações itinerantes. Pretendemos buscar parcerias para que o projeto tenha continuidade após as apresentações contempladas pelo edital,”, disse Lessa.