Abertura do Circuito Penedo de Cinema reforça investimento em cultura e turismo

Solenidade foi realizada na noite da última segunda-feira (26), na Praça 12 de Abril
Por Ascom Circuito
28/11/2018 09h00 - Atualizado em 28/11/2018 às 09h05
Solenidade de abertura do Circuito Penedo de Cinema. Fotos: Hygor Peixoto

Sete dias de filmes, apresentações culturais, oficinas e debates. Esse é o período que a cidade de Penedo (AL) vai respirar a sétima arte com o Circuito Penedo de Cinema, que teve início na noite da última segunda-feira (26).
Na solenidade de abertura, realizada na Sala de Exibições montada na Praça 12 de Abril, estiveram presentes representantes de instituições e órgãos que realizam e patrocinam o evento.
A Universidade Federal de Alagoas, uma das realizadoras, foi representada pela pró-reitora de Extensão, Joelma Albuquerque. Na ocasião, ela agradeceu aos professores, técnicos e estudantes da Ufal que compõem a equipe de produção. “Eventos como o Circuito são fundamentais para a formação de profissionais, que é a missão da Ufal”, declarou.
Em nome da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult-AL), também realizadora do evento, o produtor cultural Carlos Eduardo Ávila destacou o investimento financeiro do Governo para o Circuito. “Nós acreditamos que o Circuito Penedo de Cinema é um polo de turismo, de formação pedagógica e profissional, onde a produção audiovisual de Alagoas aparece e onde novos filmes e novas pessoas surgem no mercado de trabalho, na indústria do audiovisual”, disse.
O vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Maciel Oliveira, destacou o apoio do órgão à preservação do rio e à cultura e reconheceu a importância do evento para Penedo e Alagoas. “Por isso o Comitê todo ano investe aporte financeiro, para que possamos cada vez mais incentivar a produção audiovisual aqui”, reforçou. Já o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, enfatizou o orgulho que “o povo de Penedo tem pela realização desses festivais de cinema”, enquanto o analista do Sebrae, Carlos Pires, reforçou “a honra em fazer parte de um evento dessa magnitude”.
O coordenador geral do Circuito, o historiador Sérgio Onofre, agradeceu aos parceiros e fez o convite à sociedade: “Temos uma programação extremamente diversificada, buscando oferecer o melhor que podemos à população de Penedo e a todos os que nos visitam”.
O Circuito continua com programação inteiramente gratuita até o próximo domingo (2). Para conferir, acesse www.circuitopenedo.com.br.